SOBRE     |     FALE CONOSCO

ARTIGOS

A importância do professor de Jiu-Jitsu

POSTADO EM 27/04/2016 16:10:00 POR: VNOTÍCIA

 

 Wagner Barroso Guilherme *


É o aluno quem escolhe seu professor, e essa escolha reflete quase sempre como o professor pensa e age, dentro e fora dos tatames, seja na maneira de treinar com os mais graduados, de lidar com os iniciantes, com os mais fortes ou fracos. Cabe ao professor polir as atitudes de seus alunos, para que todos os treinos ocorram sem atritos ou rusgas que possam ser levados para o lado pessoal.

 

Um professor é um líder dentro do dojo e exemplo fora dele. Cabe ao professor a responsabilidade de incutir educação, disciplina e espírito esportivo aos seus alunos. Corrigindo prontamente um desvio de conduta de um atleta seu. Esse é um ponto fundamental, porque muitos alunos têm como sua referência maior o professor.

 

Um professor sempre é observado por seus alunos, seja em sua conduta no dojo dando aula, no comportamento em competições, perante vitória ou derrota de um de seus atletas, seja desportiva ou socialmente.

 

O Jiu-jitsu, a arte marcial que defendemos e representamos, é levada por todos nós, todos os dias a todos os lugares em que vamos: colégio, universidade, ambiente profissional ou eventos sociais. Somente com educação e espírito esportivo podemos fazer com que a imagem do Jiu-jitsu permaneça como referência de educação, inclusão social e um meio disciplinador. Mostrando que o Jiu-jitsu é um meio de formar cidadãos.

 

Creio que cabe a nós professores, instrutores e praticantes mostrarmos através de nossas atitudes individuais e coletivas que o Jiu-jitsu é uma arte marcial com filosofia de vida, que transforma e melhora as pessoas, independente de idade e nível social.

 

Será muito bom num futuro bem próximo vermos que os pais colocam seus filhos no Jiu-jitsu para não só aprenderem uma arte marcial, mas também por acreditarem que o Jiu-jitsu ajuda a formar o caráter e desenvolver o espírito desportivo desses futuros cidadãos, essa é a importância do professor de Jiu-jitsu.

 

Se todas as pessoas praticassem Jiu-jitsu, o mundo seria melhor!!!

 

 

 Wagner Barroso Guilherme é professor de Jiu-jtisu e faixa preta 3º Grau.

VEJA TAMBÉM