SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Baleia encalha na Praia de Santa Clara

Espécie que habita águas profundas não resistiu e morreu na noite desta quarta-feira, 09-03

POSTADO EM 09/03/2017 19:11:00 POR: VNOTÍCIA
Foto extraída da internet (G1-Ceará)
Foto extraída da internet (G1-Ceará)

Uma baleia da espécie Cachalote Anão morreu na costa de São Francisco de Itabapoana na noite desta quarta-feira, 09-03. Por volta das 20 horas, populares viram o animal ainda vivo encalhado na areia da praia, próximo ao cercado de incubação do Projeto Tamar.

 

A equipe de uma empresa que presta serviço à Petrobras de monitoramento de animais marinhos na costa de São Francisco de Itabapoana foi acionada e compareceu ao local para o atendimento à baleia, que se assemelha a um golfinho. 

 

Segundo um pescador que esteve no local acompanhando o trabalho, foram feitas várias tentativas de levar o animal para além das ondas, mas a baleia, que media cerca de 2,5 metros, voltou a encalhar, já que tinha entrado muito areia pelo orifício respiratório do animal.

 

O corpo do mamífero foi levado para a sede da empresa, em Guaxindiba, onde os veterinários e biólogos realizara uma autópsia para tentar apurar a causa da morte.

 

Encalhe de baleia Cachalote Anão não é comum na Região Norte Fluminense, mas já aconteceu em Macaé, no ano de 2011. A foto que ilustra essa matéria foi extraída do site G1 do Ceará, de um exemplar da mesma espécie que encalhou naquele Estado em 2013.

 

Segundo a enciclopédia Wikipédia, é a menor espécie de baleia existente. Cresce somente até 2,7 metros de comprimento e 250 kg de peso, o que torna esta espécie menor que os maiores dos golfinhos. Alimenta-se sobretudo de lulas e caranguejos e prefere águas profundas.

 

Apresenta movimentos lentos sem produzir muito ruído ou espuma e geralmente mantém-se imóvel quando sobe à superfície do mar. Assim, só pode ser observada em mares muito calmos. A cachalote anão tem hábito solitário, mas já foi observada em pequenos grupos em algumas ocasiões.


 

Leia mais em GERAL