SOBRE     |     FALE CONOSCO

LAZER E CULTURA

Festival Gastronômico em SJB supera as expectativas

Evento, com quatro dias de duração, agradou comerciantes, moradores e visitantes

POSTADO EM 17/04/2017 16:04:00 POR: VNOTÍCIA

 

A primeira edição do Festival Gastronômico Sabores da Barra terminou neste domingo, 16, alcançando seu objetivo: estimular a cultura gastronômica, o turismo e a economia local. O evento levou uma multidão ao Balneário de Atafona, litoral de São João da Barra, para conferir de perto os melhores pratos da culinária regional. Um levantamento está sendo concluído para apurar a quantidade de pratos exclusivos comercializados no Festival, durante os quatro dias de evento, mas alguns números já impressionam.

 

O empresário Nelson de Souza vendeu 1.200 pratos do Festival, isto sem registrar a culinária diversa oferecida aos consumidores. “Ficamos surpresos e agradecidos pelo que nos foi ofertado. Ao ver de perto a estrutura, ficamos em êxtase. Vai ficar guardado na memória. Nossos agradecimentos à organização da B2B Empreendimentos, à Fecomércio, Sesi ,Senai , à Secretaria Estadual de Agricultura e,  em especial, à prefeita Carla Machado, que tem se esforçado e demonstrado ânimo de trabalhar mesmo em tempos de crise”, salientou.

 

Participaram do Festival 14 restaurantes, 6 food trucks e 5 food bikes, além dos estandes da agroindústria familiar composta por: cafés, mel, artesanato, cachaça e cerveja artesanais, doces caseiros, dentre outros. Quinhentos empregos temporários foram criados. A proprietária do restaurante Sabores da Terra, Rita Amaral, disse que foi exaustivo, mas compensador esses dias de Festival. “Nossa culinária principal, o estrogonofe de camarão, teve uma saída de 800 pratos, isto sem falar na feijoada, bobó de camarão, caldo verde, dentre outros. Estou muito satisfeita”, comentou.

 

Este foi o primeiro Festival Gastronômico realizado em 2017 pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

 

“É o nosso município que ganha com todo esse movimento. Agradeço a todos os envolvidos e ao público, que fizeram desse evento um sucesso”, destacou a prefeita Carla Machado.

 

O diretor executivo da empresa organizadora, B2B Empreendimentos, Bruno Pires, afirmou que esperava fazer um evento para um grande público, até porque é a primeira vez na região, mas as expectativas foram superadas. “Não tem preço ver a satisfação dos empresários, consumidores e todos que participaram direta e indiretamente da composição do evento. Sucesso é a palavra que define o Sabores da Barra de 2017. Estou muito satisfeito com o trabalho realizado em São João da Barra”.

 

Elogios de moradores e visitantes

 

Moradores e visitantes aprovaram o Festival Gastronômico Sabores da Barra. A expectativa, de um modo geral, é que mais eventos desse porte aconteçam na cidade. “O Festival foi espetacular. Há muito tempo não via nada igual em nossa região”, disse o músico campista Apollo, que destacou, ainda, a segurança.

 

A movimentação nos restaurantes e a qualidade dos pratos, de acordo com o vice-prefeito Alexandre Rosa, impressionaram. “O Festival foi uma vitrine para a culinária sanjoanense. Certamente os turistas, assim como moradores, agora têm outra visão do potencial gastronômico local”, garantiu.

 

“O Festival foi excepcional! Fomos muito bem atendidos, provei e aprovei vários pratos saborosos. Uma ótima iniciativa da Prefeitura que deve ser repetida”, disse o militar aposentado Jocinei Muniz.

 

A parceria entre as empresas e a Prefeitura foi destacada pela vereadora Sônia Pereira. “Muito bem organizado, estamos percebendo que mesmo em tempos de instabilidade econômica, a prefeita Carla Machado tem se esforçado para criar condições que propiciem geração de renda local”, concluiu.

 

A estrutura do Festival foi muito elogiada e chamou a atenção do público presente, um lounge com mobiliário baseado em conceitos de sustentabilidade, criados a partir do pallet (estrado de madeira). Em relação à segurança, o secretário de Ordem Pública, Maxwel Araújo, disse ter feito um planejamento estruturado, visando inibir qualquer tipo de ação delituosa. “Não tivemos brigas, roubos, tumulto. Contamos com atuação da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal”.​​

 

 

Fonte: Secom-SJB

 

Leia mais em LAZER E CULTURA