SOBRE     |     FALE CONOSCO

RURAL

Norte Fluminense passa a contar com Conselho Regional de Agricultura

POSTADO EM 14/06/2017 00:26:00 POR: VNOTÍCIA

 

O Norte Fluminense passou a contar com mais um órgão em que as políticas públicas voltadas para a agricultura podem ser discutidas, visando a melhora do setor agrícola na Região. Trata-se do Conselho Regional de Agricultura.

 

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Cláudio Henriques, que também responde pela pasta da secretaria de Agricultura, participou de uma reunião em Campos dos Goytacazes, que marcou a criação do Conselho.

 

A reunião aconteceu com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), no Rio de Janeiro, José Essiomar Gomes e de secretários de Agricultura da região Norte Fluminense.  

 

O conselho foi criado para garantir a integração dos municípios e fortalecer os investimentos no setor do agronegócio. O secretário Cláudio destacou que a Prefeita Francimara esteve atenta as necessidades desse setor no município, porque sempre desejou somar forças com outras cidades.

 

Além de São Francisco, também fazem parte do comitê, municípios como Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes e São Fidélis.

 

 

Entre os temas abordados durante a reunião, estão a cessão do Ceasa, em Guarus, para a prefeitura, que beneficiaria os municípios da região na carga e descarga de alimentos e, também, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para os municípios que ainda não podem emitir este licenciamento.  Após a reunião, os membros do conselho também visitaram as dependências do Ceasa.

 

Para José Essiomar, a criação do conselho fortalece toda região. “Os municípios reunidos em bloco fortalecem a região. Com a criação do conselho, os sete secretários trabalham juntos e, os municípios estando unidos, fica mais fácil para serem atendidos. A agricultura possui uma grande importância para o país porque, quem coloca comida na mesa dos brasileiros, hoje, é que está segurando a economia do Brasil”, destacou o superintendente, ressaltando que, com o Ceasa funcionando com uma nova estrutura, conforme está sendo previsto em projeto, toda região ganhará.

 

O superintendente lembra ainda que regiões como Lagos e a Metropolitana do Rio de Janeiro, também, já criaram seus conselhos, assim como foi reativado o conselho do Noroeste Fluminense. Na Baixada Fluminense, foi criado um consórcio. Para ele, a implantação do SIM em outros municípios vai fortalecer a economia da região.  “São Francisco de Itabapoana, por exemplo, é o terceiro maior produtor de abacaxi do país, mas é escoado pelo Espírito Santo. Precisamos reverter esta situação para que esta produção entre nas estatísticas do estado do Rio”, conta.

 

Para o secretário de Agricultura, Cláudio Henriques, o encontro foi produtivo. “Com a reunião pudemos trocar ideias, opiniões e informações importantes a respeito do setor. A presença dos outros membros das secretarias de Agricultura da região só fortaleceu nossa integração, porque a união faz a força. Isso irá trazer futuramente coisas boas para o nosso município também”, finalizou Cláudio.

 

 

Com informações da Ascom-SFI

 

Leia mais em RURAL