SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

SFI terá programação de Corpus Christi no Centro e em Barra do Itabapoana

Paróquias do município mobilizam comunidades para confecção dos tapetes

POSTADO EM 14/06/2017 19:34:00 POR: VNOTÍCIA
Tapetes serão feitos no entorno das Praças do Centro e de Barra (Foto: arquivo VNOTÍCIA-2016)
Tapetes serão feitos no entorno das Praças do Centro e de Barra (Foto: arquivo VNOTÍCIA-2016)


Nesta quinta-feira, 15-06, a Igreja Católica comemora o Corpus Christi, expressão latina que significa o Corpo de Cristo.

 

Nas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas com a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Após a santa missa acontece a tradicional procissão sobre os tapetes, que marca o encerramento do evento.

 

O município de São Francisco de Itabapoana é composto por duas Paróquias, a de São Francisco de Paula, no Centro, e a de Imaculada Conceição e São Sebastião, em Barra do Itabapoana.

 

Em ambas a programação acontecerá na sede das Paróquias. Ou seja, as missas e os tapetes ornamentais acontecerão apenas no Centro de São Francisco e em Barra do Itabapoana. Alguns tapetes começam a ser feitos no início da madrugada. Durante o dia acontecer a visitação aos tapetes, quando turistas e moradores contemplam a beleza dos tapetes e constatam a criatividade dos católicos.

 

No Centro os tapetes serão ornamentados ao redor da Praça da Matriz. Todas as comunidades que integram a Paróquia participarão da confecção dos tapetes. A missa de Corpus Christi está marcada para às 18 horas.

 

Em Barra do Itabapoana, a Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião também convocou todas as comunidades a participarem da confecção dos tapetes. A missa começa mais tarde, às 19h30. Os tapetes serão feitos na Rua Alberto Simões e entrarão na Praça São Sebastião.

 

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, a Empresa Municipal de Trânsito de SFI (EMTRANSFI), disponibilizou agentes para garantir a segurança dos fiéis durante a confecção dos tapetes de Corpus Christi.

 

De acordo com o presidente da empresa, coronel Eduardo Dias, a sinalização ao redor da Praça São Francisco de Paula, no Centro, impedirá o fluxo de veículos. Agentes, juntamente com uma viatura, permanecerão no local para controle do tráfego durante a confecção dos tapetes e procissão.

 

Segundo o padre da Paróquia São Francisco de Paula, Lucas Mendes, serão confeccionados ao menos 35 tapetes com dois metros de largura e três de comprimento. Alguns dos temas abordados serão o combate à violência e a comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Também haverá representações do papa Francisco, da Igreja Matriz e do padroeiro do município, São Francisco de Paula.

 

“Esta solenidade é celebrada todos os anos na primeira quinta-feira depois da celebração da Santíssima Trindade, que foi no último domingo. Com Corpus Christi, nós comemoramos o Santíssimo Sacramento, onde o próprio Senhor se faz presente”, explicou o padre.

 

Fonte: VNOTÍCIA com informações da Ascom-SFI

 

 

Leia mais em GERAL