SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Reunião histórica marca luta pela restauração e proteção da Praia de Atafona

Ficou definida uma manifestação pacífica no “Dia da Cidade”

POSTADO EM 14/06/2017 23:22:00 POR: VNOTÍCIA
Foto: VNOTÍCIA
Foto: VNOTÍCIA

Pela primeira vez na história de São João da Barra, moradores, veranistas e turistas realizaram uma reunião para debater e traçar metas para o início da luta de mobilização contra o avanço do mar em Atafona. 

 

Centenas de pessoas marcaram presença ao encontro promovido pelo Grupo “Atafona Resiste” com participação do Grupo SOS Atafona, na noite desta quarta-feira, 14/06,  no Hotel Cassino, em Atafona, litoral de São João da Barra (RJ).

 

A reunião objetivou ainda tornar a comunidade de Atafona consciente do problema, que persiste há 50 anos sem uma solução e despertar a atenção da mídia e do governo federal. 

 

Na oportunidade foram discutidas a importância da efetivação do anteprojeto de Proteção e Restauração da Praia de Atafona, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), bem como da obra de dragagem do Rio Paraíba do Sul.


Segundo um dos representantes do Grupo Atafona Resiste, Arnaldo Neto, foi decidido por unanimidade, no encontro, que no dia 17 de junho, após o desfile cívico escolar pelos 167 anos de São João da Barra, haverá uma manifestação pacífica com o intuito de chamar atenção da mídia e da população em geral, visando conquistar o maior número de pessoas ao movimento em prol de Atafona.

 

Na segunda-feira, 19, representantes do Grupo Atafona Resiste, irão protocolar junto à Prefeitura de São João da Barra sugestões dos moradores para minimizar os impactos decorrentes do avanço do mar, como a possibilidade de viabilização de verba emergencial para construção de um espigão no Pontal para proteção dos moradores locais e dragagem do rio.

 

Entre outras sugestões apresentadas estão, a busca de  apoio junto à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e busca de informações para saber se as empresas e os municípios que foram beneficiados com os desvios do Rio Paraíba do Sul podem ajudar financeiramente a solucionar os problemas ocasionados ao município de São João da Barra.

 

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Aluízio Siqueira, e da vereadora Soninha Pereira, que marcarão uma audiência pública para debater o assunto. Empresários, representantes de Ongs, pescadores e pessoas da comunidade também estiveram presente.

 




 

Leia mais em GERAL