SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Após o Dia D, vacinação contra febre amarela prossegue em SFI

POSTADO EM 10/07/2017 17:27:00 POR: VNOTÍCIA

 

Os moradores de São Francisco de Itabapoana (SFI) que ainda não se vacinaram contra a febre amarela podem se dirigir aos postos de vacinação do município para serem imunizados. No último sábado (08), a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha estadual para vacinar pessoas com idade entre nove meses a 59 anos e realizou o Dia D em seis unidades de saúde entre 8h e 12h. Entretanto, o órgão informou que a procura foi abaixo do esperado e as vacinas estão disponíveis durante toda a semana.

 

Para se imunizar, a população precisa comparecer entre 8h e 16h, de segunda a sexta-feira, em um dos seguintes postos do Programa Saúde da Família (PSF): Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Travessão de Barra ou Barra de Itabapoana; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Buena ou Santa Clara; na Clínica da Família, na área central do município; ou na Unidade de Vacinação, em Ponto de Cacimbas. É necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), um documento de identidade e o cartão de vacinação.

 

“Quanto menos pessoas se vacinarem, mais chances de a febre amarela se disseminar no município. É muito importante que a população vá até os postos para se vacinar”, ressaltou o coordenador de imunização, Cristiano de Souza.

 

A vacina não é indicada para gestantes, mulheres amamentando, crianças com idade inferior a seis meses, pessoas alérgicas a ovo e gelatina, com baixa imunidade e acima de 60 anos.

 

Febre amarela – A doença é infecciosa, causada por vírus. O principal transmissor em áreas silvestres é o mosquito do gênero Haemagogus, enquanto que na área urbana, é o do gênero Aedes, tanto o Aedes aegypti, quanto o Aedes albopictus.

 

Júlio César Barreto/Ascom-SFI

 

 

Leia mais em GERAL