SOBRE     |     FALE CONOSCO

POLÍTICA

Alerj derruba veto de Pezão a projeto de Bruno sobre agentes do Degase

POSTADO EM 20/09/2017 12:35:00 POR: VNOTÍCIA
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O plenário da Alerj derrubou nesta terça-feira, 19, o veto do governador Luiz Fernando Pezão ao projeto de lei do deputado Bruno Dauaire (PR) que transforma os agentes socioeducativos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) em agentes de segurança socioeducativa. O projeto havia sido aprovado em junho. Com a mudança da nomenclatura, uma das principais reivindicações da categoria, todas as atribuições dos agentes, que já são de fato muito mais amplas, passam a ser reconhecidas. São profissionais que cuidam também da segurança dos menores, dos seus visitantes e dos servidores das unidades. Após a publicação no Diário Oficial, o projeto será transformado em lei.

 

Para acompanhar a votação do veto, agentes do Degase ocuparam as galerias do plenário da Alerj durante a tarde. "Foi um momento muito importante, um momento histórico. A gente faz justiça com esses servidores", disse Bruno.

 

Projeto de lei neste mesmo sentido já existe no âmbito nacional e tramita no Senado. Outros estados também estão promovendo a mudança, que vai permitir integrar os agentes nas políticas de segurança pública “A função de trabalhar pela reinserção dos jovens à vida familiar e social continua, mas de uma forma muito mais abrangente", defendeu o deputado.

 

 

Leia mais em POLÍTICA