SOBRE     |     FALE CONOSCO

LAZER E CULTURA

Segue até sexta-feira (06) exposição de fotos aéreas no Salão Paroquial, no Centro de SFI

POSTADO EM 04/10/2017 16:00:00 POR: VNOTÍCIA

 

“Uma foto fala mais que mil palavras”. Com esse ditado popular, o fotógrafo Carlos Alves convida o público para refletir sobre a problemática do assoreamento dos rios da região, na Segunda Exposição de Fotos Aéreas, que acontece até a próxima sexta-feira, 06, no Salão Paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, no Centro de São Francisco de Itabapoana, das 10 às 16 horas.

 

Fotografando do alto há anos, Carlos Alves faz um paralelo entre a década de 90 e os dias atuais. O resultado é o assoreamento dos rios com consequências preocupantes para o meio ambiente, tudo fruto da interação humana desastrosa com a natureza.

 

Os reflexos da crise hídrica também são destaques na exposição, que mostra trechos do Rio Paraíba do Sul em São Fidélis, Ernesto Machado, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O visitante também terá acesso a fotos aéreas de São Francisco de Itabapoana, que mostram diferentes épocas do município sanfranciscano.

 

Há mais de 38 anos trabalhando com fotografia, Carlos Alves explicou que a visão do alto fornece a ampla realidade das condições do local fotografado que, neste caso, é a degradação do ambiente. As fotografias que serão expostas vão apresentar aspectos, como desmatamento nas margens dos rios, expansão urbana nas cidades, entre outros.

 

— Minha intenção é alertar a todos, com o material eu posso mostrar o que às vezes as pessoas não conseguem entender quando é falado. Eu realizo os registros por meio de helicópteros, avião e atualmente, também com drone. Em 2014, eu pude fazer uma exposição sobre a pior baixa do rio Paraíba do Sul, contribuindo à população campista o conhecimento da situação — comentou.

 

A exposição, sem fins lucrativos, será aberta ao público e promovida por um grupo de amigos de Carlos, que o ajuda nos registros das imagens. O fotógrafo ressaltou que, além de convidar a prefeita Francimara Barbosa Lemos, enviou um convite para a secretaria municipal de Educação, pois acredita que o futuro está nas mãos das crianças. “Quero passar uma mensagem para as crianças, que são futuro do mundo. É a partir delas que a preservação do meio ambiente pode acontecer”.

 


 

Da redação do VNOTÍCIA com informações da Folha da Manhã

Fotos: Vinícius Berto/VNOTÍCIA

 

 

 

Leia mais em LAZER E CULTURA