SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Dia de Finados em SFI começa com número reduzido de visitantes

POSTADO EM 02/11/2017 10:30:00 POR: VNOTÍCIA

 O dia de Finados no cemitério do Centro de São Francisco de Itabapoana começou com número reduzido de visitantes comparado com o feriado do ano passado.


 

No momento em que a equipe do VNOTÍCIA chegou ao cemitério, entre 8h15 e 9 horas, poucas pessoas visitavam os túmulos de seus entes queridos para prestarem homenagens aos mortos. 

 

O clima mais ameno talvez tenha sido o motivo para as pessoas adiarem a chegada ao cemitério. Como não foi um dia quente, a visitação  se intensificou entre 11 e 13 horas.

 

Os primeiros ambulantes chegaram bem cedo. Vilma, vendedora de flores naturais, chegou por volta das 6 horas, quando o Cemitério foi aberto. Segundo Vilma, o preço do arranjo de flor do campo e monsenhor foi de 6 reais. Para os que gostam de rosas, a unidade saiu a 1 real. Já a palma era encontrada por 15 reais; enquanto o vaso com flor do campo estava sendo vendido por 20 reais.

 

Outra opção foram as flores artificiais, que segundo a vendedora Carmem Luzia, variavam de R$1,99 a 30 reais, dependendo do tamanho.

 

Outros serviços também foram oferecidos no cemitério por autônomos que se dispuseram a trabalhar neste Finados, como venda de velas (o pacote de oito velas com uma caixa de fósforos custava 5 reais), além de limpeza, pintura, reforma e construção de túmulos. Para quem desejava colocar uma foto do ente querido na sepultura, os preços eram de 20 a 30 reais; mesmos preços para afixar uma cruz ao túmulo.

 

E, se “batesse” aquela fome, as opções para se alimentar também não faltaram. Trailers e até um carrinho com cachorro estavam parados na frente do Cemitério. Como se vê, enquanto para a maioria o Dia de Finados é o dia de homenagens os mortos, para muitos representa uma oportunidade de aumentar a renda familiar.

 

Tradição cristã


Segundo o padre Lucas Mendes, da Paróquia São Francisco de Paula, o Dia de Finados remonta ao século II da era cristã. “Os primeiros cristãos rezavam nos túmulos dos mártires cristãos. Depois, no século V já se viu a necessidade de se estabelecer uma data para rezar não só pelos falecidos, mas pelos cristãos esquecidos também. E assim a Igreja foi oficializando essa data para que pudéssemos recorrer a Deus a graça para aqueles que se encontram principalmente no purgatório. Portanto, reza-se o Dia de Finados um dia após o Dia de Todos os Santos, lembrado no dia 1º de novembro”, explica padre Lucas.

 

Missas

 

Neste Dia de Finados foram celebradas missas na Matriz às 9 horas, na Capela Mortuária do Cemitério às 14h30 e na Capela de São Benedito, às margens da Lagoa de Gargaú, às 18 horas.

 

Ponto facultativo nesta sexta-feira

 

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (3). A decisão é em decorrência do feriado nacional de Finados, que ocorre na quinta-feira, dia 2 de novembro. A medida ressalva que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente. O decreto nº 53 foi publicado no Diário Oficial do Município (D.O.) de nº 463, de 30 de outubro de 2017.


Já o comércio e os bancos vão funcionar normalmente desta sexta-feira.

  






 
 
 

Leia mais em GERAL