SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Vídeo: alunos do CESF produzem documentário sobre matas ciliares

Projeto teve a orientação do Site VNOTÍCIA e foi exibido na Feira de Ciências da escola

POSTADO EM 02/11/2017 20:56:00 POR: VNOTÍCIA
Mylla, Gabriel, Maria Luiza, Victor, Renato, Paulo Arthur, Mateus, Christian, Lucas e Filipe
Mylla, Gabriel, Maria Luiza, Victor, Renato, Paulo Arthur, Mateus, Christian, Lucas e Filipe

 

 

 

O Site VNOTÍCIA, em parceria com o Centro Educacional São Francisco (CESF), orientou um grupo de 10 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na produção de um documentário sobre as matas ciliares. O vídeo fez parte da 2ª Feira de Ciências do CESF, realizada no último sábado, 28 de outubro. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir às sessões realizadas no auditório do CESF.

 

Nessa documentário, orientado pelo jornalista Vinícius Berto, os alunos abordam a importância das matas ciliares para a vida dos rios, além de alertar sobre a necessidade de reflorestamento e preservação. Mata Ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes.

 

Reconhecido como destaque na Feira de Ciências, o documentário agora ultrapassa os muros da escola e traz para todos a oportunidades de refletir sobre a necessidade de salvar os poucos recursos hídricos que ainda restam no planeta Terra.

 

Os alunos ouviram pescadores, produtores rurais, além do professor e ambientalista Arthur Soffiati, entre outras pessoas. Numa verdadeira expedição, os estudantes visitaram uma propriedade rural que implantou um projeto de recuperação da mata ciliar; uma exposição de fotos aéreas que mostra os rios assoreados da região; as comunidades pesqueiras de Guaxindiba e Gargaú, além de realizar um passeio de barco pelo Delta do Rio Paraíba do Sul. Os alunos desceram em um banco de areia no meio do Rio Paraíba do Sul, além de plantarem quatro árvores numa ilha no limite entre São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

 

A falta das matas ciliares, entre outros problemas, ocasiona o assoreamento dos rios. Trata-se de um tema que recebeu uma atenção das autoridades municipais. O assunto que foi debatido recentemente em audiência pública na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Como publicado em matéria aqui no VNOTÍCIA.

 

“Agradeço à direção da escola e aos pais pela confiança em nosso trabalho. Parabenizo a todos os alunos, afinal, aceitaram o desafio de fazer esse documentário sem nunca terem segurado um microfone, entrevistado alguém ou ficado de frente de uma câmera para produzir um material jornalístico. E o resultado é esse, um excelente documentário que vai contribuir para discutirmos sobre um tema muito importante para a vida”, concluiu Vinícius Berto.

  

Leia mais em GERAL