SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Governadores do RJ e ES visitam Porto do Açu e assinam carta a Temer pedindo apoio para ferrovia

POSTADO EM 08/11/2017 14:19:00 POR: VNOTÍCIA

 

Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, participaram de encontro no Porto do Açu, em São João da Barra, na manhã desta quarta-feira, 08, com o objetivo de celebrar uma parceria para o desenvolvimento da ligação ferroviária entre os dois estados.

 

Durante o evento, os representantes dos dois estados assinaram uma carta ao presidente Michel Temer, que reitera a importância de instalar um corredor logístico ferroviário entre as cidades do Rio de Janeiro e Vitória.

 

O traçado da nova ferrovia possibilitará o desenvolvimento da mais nova “província portuária do sudeste”, com destaque para as regiões Norte Fluminense e Sul Capixaba, respectivamente com os Portos do Açu e o Central, esse último no município de Presidente Kennedy, ainda em fase de licenciamento. Trata-se de uma alternativa logística fundamental para o escoamento de diversos tipos de cargas do Sudeste e do Centro-Oeste do brasil.

 

A carta também foi assinada por entidades de classe, como Firjan, FINDES, Associações Comerciais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, entre outros.

 

“Estamos tentando falar com o presidente Michel Temer para levar essa carta até ele na semana que vem para ver se nós objetivamos a construção dessa ferrovia, que é muito importante para o Espírito Santo e para o Norte e Noroeste Fluminense”, disse Pezão.

 

“A legislação de renovação de concessões mudou no Brasil, e isso vai impactar as concessões ferroviárias, o que abre uma oportunidade para os dois estados, pois duas dessas concessões estão entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, uma concessão em cada estado. Então o que estamos tentando é criar uma aliança dos dois estados e unir os dois governos, prefeituras municipais, o mundo do empresário e o setor de trabalho e emprego para que possamos reivindicar junto ao Governo Federal que na renovação dessas duas concessões os recursos sejam direcionados à construção dessa ferrovia que é muito importante para o Brasil”, analisou o governador Hartung.

 

A prefeita Francimara Barbosa Lemos representou o município de São Francisco de Itabapoana no evento. Participaram também a prefeita de São João da Barra Carla Machado, além de outros prefeitos e vereadores da região e deputados federais e estaduais.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Leia mais em GERAL