SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Prevenção ao câncer de pele: Dezembro Laranja é lembrado em SFI

POSTADO EM 07/12/2017 23:54:00 POR: VNOTÍCIA

 

Depois do Outubro Rosa, Novembro Azul , vem aí o Dezembro Laranja, mês que lembra a prevenção contra o câncer de pele, câncer com maior incidência no Brasil.

 

Para a Oncologista Clínica Drª Elizabeth Uhl, médica coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), a detecção precoce pode levar a tratamento e cura.

 

“O câncer de pele é o crescimento anormal e incontrolável das células que compõem a pele. É o câncer mais frequente na população, e o mais importante é que quanto mais cedo ele for diagnosticado maiores são as chances de cura. A radiação ultravioleta, por exemplo, é o principal fator responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele”, ressaltou a médica.

 

“A população de nosso município se expõe muito ao sol quer seja nas praias, assim como os trabalhadores rurais e pescadores, portanto queremos que todos estejam atentos aos riscos da exposição ao sol, em momentos de lazer ou em seu cotidiano profissional”, destacou a Prefeita Francimara Barbosa Lemos.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, que é o câncer de maior incidência no país.

 

A recomendação é usar equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

 

“Muitas pessoas pensam que só precisam utilizar filtro solar quando estão expostas ao sol ou ainda, apenas quando vão a praias e piscinas. Esse é um grande erro. Até mesmo em dias nublados, e em todas as estações, mesmo durante o inverno, estamos susceptíveis aos raios UV, portanto devemos sempre nos proteger”, finalizou Drª Elizabeth Uhl.

 

Fonte: Ascom-SFI

 

 

Leia mais em GERAL