SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Decreto que vai beneficiar municípios atingidos pelas chuvas não inclui SFI

POSTADO EM 11/03/2018 21:10:00 POR: VNOTÍCIA
Ponte destruída em Deserto Feliz - Imagem de DRONE (Fabiano Gomes)
Ponte destruída em Deserto Feliz - Imagem de DRONE (Fabiano Gomes)


O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai publicar, na próxima terça-feira (13/3), um decreto para solicitar ao Ministério da Integração recursos para a recuperação de cidades fluminenses atingidas pelas chuvas da última semana.

 

O município de São Francisco de Itabapoana, que teve duas pontes destruídas pelas águas na área rural, uma  em Santa Luzia e outra na estrada que liga Deserto Feliz a São Luiz de Mutuca, além de várias estradas vicinais danificadas, não chegou a ser contemplado. Campos dos Goytacazes também não foi incluída.

 

O prejuízo causado às comunidades, cujas estradas vicinais foram atingidas pelas chuvas, preocupa produtores e moradores. A estrada que liga o Espiador a Carrapato está interditada, pois as águas do Ribeirão Guaxindiba estão passando por cima da estrada. Em Gargaú, com as cheias do Rio Paraíba do Sul, as águas já invadiram pelo menos o quintal de dez residências.

 

A chamada Estrada da Fruta que liga Praça João Pessoa a BR-101 está em estado deplorável com vários atoleiros. Só passa trator e carro com tração nas quatro rodas. 

 

Então, porque o município não foi incluído neste Decreto do governo estadual?


Segundo o próprio Governo Estadual, o levantamento inclui também as perdas do setor de agricultura, já que muitas lavouras foram devastadas – explicou o secretário da Casa Civil, que se reunirá com o presidente da Câmara e o ministro da Integração novamente nesta segunda-feira, em Brasília.


O anunciou foi feito neste sábado (10/3) pelo secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, que vistoriou, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do ministro da Integração, Helder Barbalho, áreas afetadas por deslizamentos e alagamentos em Petrópolis, na Região Serrana.

 

Nesta segunda-feira (12/3), o Grupo de Gestão de Crise do governo estadual se reunirá para compilar os dados coletados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Secretaria de Agricultura. O decreto beneficiará cidades como Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Itatiaia, Resende, Macaé e Conceição de Macabu. Municípios do Noroeste Fluminense atingidos pelas cheias dos rios de Minas Gerais também devem ser contemplados.


– A partir da publicação do decreto, vamos pleitear junto ao Ministério recursos para a recuperação de rodovias estaduais, encostas e também para o apoio aos municípios prejudicados, mesmo que as prefeituras também apresentem seus decretos emergenciais. Hoje, entregamos ao ministro Helder Barbalho a lista das estradas estaduais afetadas, como a União Indústria, em Petrópolis, a que mais sofreu com a chuva da última semana – disse Christino Áureo.

 

Em Visconde de Mauá, em Resende, Sul Fluminense, o DER trabalha em vários pontos da estrada que liga a Via Dutra ao distrito. Na cidade de Macaé, a localidade de Trapiche, no distrito de Glicério, na altura da RJ-162, receberá obras de recuperação. Uma ponte na localidade terá sua estrutura reforçada. Em Conceição de Macabu, também no Norte Fluminense, o Estado vai apoiar a recuperação de estradas municipais.

 

Da redação com SECOM RJ
 

Leia mais em GERAL