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Procon de SFI convida para café da manhã no Dia do Consumidor

POSTADO EM 14/03/2018 17:36:00 POR: VNOTÍCIA

 

Nesta quinta-feira, dia 15 de março, Dia do Consumidor, o PROCON de São Francisco de Itabapoana estará com um programação diferenciada em comemoração à data, e organizará um café da manhã com os consumidores.

 

O órgão disponibilizará servidores para quem desejar receber orientações e esclarecimentos sobre seus direitos e tiver algum problema relacionado à compra de produtos e ou prestações de serviços.

 

Para maiores detalhamentos nas informações, é importante que o consumidor junte cópias de toda documentação que puder, para que possamos verificar de fato, o ocorrido, facilitando assim, a solução ou encaminhamento do problema.

 

A advogada e coordenadora do PROCON, Gilda Quintanilha, detalhou as ações do dia. “Neste dia, além do atendimento normal, teremos um café da manhã para recepcionar nossos consumidores e o atendimento especial para prestar informações e esclarecimentos, tirando suas dúvidas, alertando-os sobre os principais problemas enfrentados por estes e diversos outros assuntos importantes ao dia a dia do consumidor”, finalizou.

 

O órgão fica localizado na Praça dos Três Poderes, s/n, e o horário de atendimento ao público é das 8h às 17h.

 

Conheça a história do dia mundial do consumidor

 

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

 

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País.

 

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.

 

Todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade.

 

Com informações da Ascom-SFI

 

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