SOBRE     |     FALE CONOSCO

LAZER E CULTURA

Encontro em SJB escolhe representantes do NF para a Conferência Estadual de Cultura

Presidente da Associação de Macuco foi eleito um dos delegados

POSTADO EM 17/04/2018 20:49:00 POR: VNOTÍCIA

Os municípios do Norte Fluminense reuniram-se nesta segunda-feira, 16, no Cine Teatro São João, em São João da Barra, durante a Conferência Regional de Cultura. Os objetivos do encontro foram elaborar propostas de políticas culturais e eleger os delegados para a 4ª Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro.

 

O presidente da Associação de Moradores e Produtores Agrícolas do Macuco (Ampamac), em São Francisco de Itabapoana, Carlos Júnior, que vem participado ativamente de eventos representando a Associação, compareceu e foi escolhido um dos delegados representantes da sociedade civil organizada.

 

Ao todo, foram escolhidos cinco delegados da sociedade civil e três do poder público dos municípios de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. Caberá aos delegados representar a Região Norte Fluminense na Conferência Estadual, além de defender os interesses das políticas culturais da Região.

 

Os debates giraram em torno do tema: “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico no estado do Rio de Janeiro e no Brasil”, e os subtemas: economia da cultura e novas tecnologias; infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; cultura e sustentabilidade; democracia, cidadania e diversidade; política cultural, gestão e capacitação, e preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

 

De acordo com Cleise Campos, chefe do setor de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura, São João da Barra é uma referência na discussão de políticas. “Estamos trabalhando rigorosamente para ver cumprida a Lei e instituído o Sistema Estadual de Cultura", declarou.

 

A prefeita Carla Machado, presente ao evento, juntamente com o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, frisou que o município tem avançado com a efetivação de diversas ações na cultura e no resgate do patrimônio artístico cultural. “Nossa missão é criar condições para que a história, a tradição e a arte possam estar em evidência, ocupando sua importância no fomento da economia. Temos um ‘celeiro’ de artistas”, disse.

 

A prefeita ainda lembrou a implantação, esse ano, dos incentivos fiscais para a cultura com a Lei de redução do ISS, e relatou que criará o Fundo de Cultura e continuará utilizando o Conselho Municipal de Cultura para ajudar a pensar a implantação de novas políticas públicas na área.

 

Também participaram do encontro, Aldo Mussi, representando o secretário de Estado de Cultura, Leandro Monteiro; o presidente da Frente Parlamentar de Valorização da Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Lazaroni; a vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro, Geiza Keti; o presidente do Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, Marcelo Bravo; o conselheiro estadual de Política Cultural da Região Norte, Bruno Costa, e ainda, representantes dos municípios, artistas, animadores, produtores, educadores e pesquisadores de cultura, além de pessoas da comunidade.

 

Confira abaixo os nomes dos delegados:

 

Delegados eleitos da Sociedade Civil

 

1-Jonas Defante (titular) – Campos; Kátia Macabu (suplente) – Campos dos Goytacazes

2- Gil Miranda (titular) – São João da Barra; Jhonatan Martins (suplente) – São João da Barra

3-João Philipe Amaral (titular) – São João da Barra; José Luiz Pereira Melo (Suplente) – São João da Barra

4- Jaciara Gomes (titular) – São João da Barra; Angélica Pinto (suplente) – São João da Barra

5- Carlos Junior (titular) – São Francisco de Itabapoana; Washington Roza (suplente) – Campos dos Goytacazes

 

Delegados eleitos do Poder Público

 

1- Pedro Bessa (titular) – Campos; Pedro Fagundes (suplente) – Campos dos Goytacazes

2-Silvano Motta (titular) – São João da Barra; Alcimar Mello (suplente) – São João da Barra

3- Lecy Pontes (titular) – São João da Barra; Sergio Junior (suplente) – Campos dos Goytacazes

 

Da Redação com informações da Secom-SJB

 

Leia mais em LAZER E CULTURA