SOBRE     |     FALE CONOSCO

RURAL

Termina nesta sexta-feira campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em SFI

POSTADO EM 29/08/2018 19:58:00 POR: VNOTÍCIA

Termina nesta sexta-feira, 31-08, a campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos que começou no dia 20 de agosto em São Francisco de Itabapoana.

 

O agricultor deve levar as embalagens vazias a um dos cinco pontos de recebimento nessa campanha no município, que são eles: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil na RJ-232, Fazendinha; Parque de Exposições em Praça João Pessoa; Fazenda Lucahe e as lojas Apoio Agrícola e Casa do Agricultor, que são credenciadas na Defesa Agropecuária.  

 

Em entrevista à Rádio São Francisco nesta quarta-feira, 29, o engenheiro agrônomo da Defesa Agropecuária Estadual, Evaristo Mezavilla, explicou que os riscos para o meio ambiente caso essas embalagens não tenham a destinação correta.

 

“As embalagens contêm resíduos de agrotóxicos. Com o descarte no meio ambiente, seja enterrando, incinerando ou jogando na natureza haverá contaminação do solo. Através da chuva haverá percolação no solo, até que esses produtos cheguem aos lençóis freáticos, realizando um círculo de poluição do solo e das águas”, alerta o engenheiro agrônomo.

 

Mezavilla explica que após a Campanha, as embalagens deverão ser entregues nos locais da compra do defensivo. Agricultores e produtores são proibidos por lei de comprarem em revendas clandestinas, pois somente as empresas credenciadas nos órgãos de controle e fiscalização podem vender agrotóxicos.

 

As revendas autorizadas atuam no Programa Brasileiro de Logística Reversa, ou seja, a embalagem deve voltar para o fabricante. Mas para isso é preciso a mobilização de todos: indústria, distribuidor, revenda e agricultor, que têm responsabilidade compartilhada nesse processo. O Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – deu a essa logística reversa de embalagens de agrotóxicos o nome de Sistema Campo Limpo.

 

A campanha de recolhimento itinerante é uma parceria entre a Defesa Agropecuária Estadual, órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias); Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (ASSINF); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SFI e as revendas credenciadas.

 

Leia mais em RURAL