SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Parceria com o IPHAN para preservação arqueológica em SFI

POSTADO EM 05/02/2019 18:34:00 POR: VNOTÍCIA

Representando a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, esteve reunido na cidade do Rio de Janeiro com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN/RJ, Monica da Costa. O encontro, ocorrido nesta segunda-feira (4), teve o objetivo de debater assuntos relacionados a áreas de atuação da arqueologia, importantes sítios, como sambaquis (resquícios de ocupações de povos coletores e caçadores), e cemitérios de escravos que SFI tem em seu solo.

 

“A preocupação maior, tanto do IPHAN como da nossa secretaria é em relação às áreas sensíveis e outras que estão sofrendo erosões. Isso vem destruindo parte dos materiais que remontam a história do município, além de serem subtraídos como souvenir por pessoas que desconhecem essa importância arqueológica”, destacou Soares.

 

A proposta será de uma ação com a participação do IPHAN, através de visita técnica de arqueólogos e técnicos em SFI para apontar as poligonais e preservação das áreas com educação patrimonial, placas e novas prospecções. A autarquia federal também realizará observações e expedições, além de encaminhamentos a empresa e outros órgãos para alinhar documentos e autorizações diversas.

 

O secretário ressaltou a importância da existência de acervo material em meio digital e físico de tudo que já foi pesquisado e distribuído para publicações. “Será uma grande contribuição para estudos futuros, o engrandecimento da formação cultural, patrimonial e ambiental de nosso município”, acrescentou Soares.

 

“Estamos felizes por conseguirmos esta parceria com o IPHAN visando a preservação da nossa história. Vamos atuar através da Secretaria de Meio Ambiente contribuindo para mantermos as riquezas naturais e culturais de SFI”, reforçou Francimara.

 

Ascom SFI

 

Leia mais em GERAL