SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (10)

POSTADO EM 10/04/2019 12:02:00 POR: VNOTÍCIA

Cerca de 11 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em São Francisco de Itabapoana (SFI) a partir desta quarta-feira (10). O quantitativo representa o público-alvo da Campanha de Vacinação, cujo Dia D será realizado em quatro de maio.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de diversas localidades de SFI vão estar com doses disponíveis, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

 

O coordenador do setor de Imunização da SMS, Cristiano de Souza, explicou que neste ano a campanha será dividida em duas fases: na primeira, de 10 a 19 de abril, serão vacinadas crianças de seis meses até cinco anos, gestantes e puérperas de até 45 dias. “Este grupo representa os menores índices de cobertura no ano passado. Desta forma, o Ministério da Saúde preconizou agirmos desta forma”, esclareceu.

 

Souza informou que, na segunda etapa, a partir do próximo dia 24, receberão as doses adultos com idade acima de 60 anos e pacientes com morbidade, que são as doenças não transmissíveis, tais como diabetes e hipertensão.

 

Por fim, ele reiterou a necessidade da população se vacinar, uma vez que a vacina leva “aproximadamente 15 dias para alcançar a imunidade e proteger as pessoas durante o inverno, período mais propício para a proliferação de doenças, como a gripe”.

 

Pontos de vacinação — Para se vacinar, os adultos precisam apresentar o Registro Geral (RG) e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto às crianças, é necessário mostrar a Caderneta de Vacinação.

 

Os locais onde as doses estão disponíveis são: Clínica da Família Germano Barros Delgado, no Centro; Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas; e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Santa Clara e Buena.

 

Fonte: Ascom SFI

 

Leia mais em GERAL