SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Conselho de Segurança se reúne nesta terça-feira, 04, em Barra do Itabapoana

Reunião acontecerá no Salão do Centro Social Luz da Barra

POSTADO EM 03/06/2019 21:55:00 POR: VNOTÍCIA
Reunião do Conselho de Segurança realizada em Santa Clara (Foto: arquivo)
Reunião do Conselho de Segurança realizada em Santa Clara (Foto: arquivo)

Nesta terça-feira, 04-06, o Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública se reúne para sua reunião mensal em São Francisco de Itabapoana. O encontro será realizado no Salão do Centro Social Luz da Barra, na Rua Capitão João Pereira Viana, número 1, às 10 horas da manhã.

 

O tema da reunião será a integração da forças policiais do Estado com as comunidades. O encontro é aberta a toda população, que terá a oportunidade de levar as demandas às autoridades policiais.

 

Participam das reuniões o comandante do 8º BPM, tenente coronel Rodrigo Ibiapina, o comandante da 4ª Companhia do BPRv, Major Daniel Frederico, a delegada titular da 147ª Delegacia Legal, Ivana Morgado, entre outras autoridades.

 

Saiba mais sobre os Conselhos de Segurança

 

Após cada reunião do Conselho, é preparada uma ata, que é encaminhada para o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). O ISP é responsável pela Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança, canal de participação social e de comunicação entre a comunidade e os representantes das forças de segurança estaduais em cada região, na busca comum pela redução da violência.

 

Segundo o site do ISP-RJ, os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de comunicação entre a sociedade civil e as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, atuando com colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.

 

A visão que a sociedade tem de segurança pública vem ultrapassando os limites de atuação das instituições policiais, sendo comum, em reuniões de CCS, demandas por melhoria de saneamento básico, da ocupação ordenada do espaço público, do cumprimento das posturas municipais, da prestação de serviços públicos de boa qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e no lazer da população, dentre outros temas.

 

Nesse contexto, Os Conselhos Comunitários de Segurança identificam e analisam os problemas locais, propõem soluções e avaliam as respostas e/ou as soluções dos problemas demandados. A participação nas questões da segurança pública tem caráter consultivo e por isso, as observações, críticas, sugestões e propostas são consideradas pelos representantes das polícias não como obrigação de fazer, mas como uma contribuição relevante sobre os anseios da sociedade com relação a determinados assuntos, que podem ajudá-los, por exemplo, na tomada de uma decisão estratégica.

 

O trabalho desenvolvido pelos Conselhos Comunitários de Segurança pode ser percebido e reconhecido através da adesão crescente, de novos membros efetivos: representações de associações de bairro, de clubes de serviço, de sindicatos, do comércio, da indústria, de bancos, de estabelecimentos de ensino, dentre outras entidades públicas e privadas, além dos cidadãos que residem, trabalham ou estudam na localidade.

 

Compete ao Instituto de Segurança Pública, além de outras atribuições, a implementação e o acompanhamento das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança, a promoção de capacitação aos novos integrantes de CCS, o fomento de maior integração entre os CCS e as Polícias Civil e Militar.

 

Leia mais em GERAL