SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Feirinha da Sustentabilidade marca a Semana do Meio Ambiente em SFI

Evento recebeu bom público nesta quarta-feira, 05, na Praça São Francisco de Paula

POSTADO EM 04/06/2019 15:47:00 POR: VNOTÍCIA

 

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Praça São Francisco de Paula, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), recebeu a Feirinha da Sustentabilidade. Diversas atividades foram realizadas no local ao longo desta quarta-feira (5).

 

Além de estandes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), a feira contou com exposições e a oportunidade de comprar produtos veganos e de realizar adoção responsável de cachorros. Também era possível trocar óleo de cozinha utilizado por sabão ecológico ou garrafas PETs por mudas. Ao todo, a arrecadação foi de 66 litros de óleo e 200 garrafas. Dois animais foram adotados.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, destacou o teor de conscientização do evento, que abordou temas como a reciclagem. “Com a participação de um público significativo, foi possível interagir com a sociedade acerca das questões ambientais e conservação dos espaços públicos”, disse.

 

Soares destacou que SFI possui características ambientais “como pouquíssimos municípios”: a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba abriga “uma floresta com biodiversidade riquíssima” e a Unidade de Conservação de Gargaú, cujo processo consta com 80% dos trâmites concluídos, hospeda o segundo maior manguezal do Estado do Rio de Janeiro.

 

Alunos de instituições de ensino das redes privada e pública municipal e estadual estiveram presentes, como foi o caso dos estudantes da Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, do Centro Educacional São Francisco (CESF) Gente Miúda e do Colégio Estadual Pedro Cerqueira.

 

Programação — A Feirinha de Sustentabilidade integrou o cronograma da Semana do Meio Ambiente, que prossegue até sexta-feira (7), quando será realizado o plantio de mudas no entorno da Lagoa do Salgadinho, também no Centro do município.

 

Já nesta quinta-feira (6), a partir das 9h, os servidores da Sema vão palestrar na Escola Municipal Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú, sobre descarte correto de óleo de cozinha usado. Na oportunidade, será inaugurado na unidade escolar um ponto de coleta do Projeto Óleo Legal.

 

 

Ascom SFI

 
 

 

Leia mais em GERAL