SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Iniciada operações do contêiner de coleta de rejeitos do pescado em Gargaú

POSTADO EM 13/07/2019 19:36:00 POR: VNOTÍCIA
Ascom SFI
Ascom SFI

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve em Gargaú, na tarde desta terça-feira (9), para acompanhar o início das operações do contêiner de coleta de rejeitos do pescado. O equipamento está instalado nas proximidades da passarela de pedestres de Barra Velha.

 

“A partir de agora, cabe a cada pescador e dono de frigorífico se conscientizar e realizar a destinação correta. Estamos estudando novos locais para instalar pontos de coletas”, afirmou a chefe do Executivo municipal. Na oportunidade, ela aproveitou para ouvir demandas da população local.

 

Representante da empresa Patense, responsável pelo descarte dos resíduos, o analista de suplementes Cosme Santos informou que o dispositivo tem capacidade para cerca de 13 toneladas. Ele explicou que o transporte do material de Gargaú para a sede da companhia em Tanguá, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, será realizado conforme a demanda. “A destinação correta dos restos oriundos da pesca ajuda a proporcionar uma série de benefícios, como o reequilíbrio da cadeia reprodutiva dos peixes”, esclareceu.

 

Também presentes no local, o secretário municipal de Pesca, João da Ótica, e o subsecretário da pasta, Marinel Silva, destacaram que o trabalho ajudará na preservação do Rio Paraíba do Sul e do manguezal da localidade, considerado o segundo maior do Estado, contribuindo assim com a produção dos pescadores. Paralelamente, o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, afirmou que poluição e acúmulo de vetores devem diminuir.

 

Integrantes do Pescarte acompanharam o começo do funcionamento e agradeceram as oportunidades de diálogo oferecidas pela municipalidade. No último dia 4, por exemplo, integrantes do projeto se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Pesca para debater ações para o setor.

 

Ascom SFI

Leia mais em GERAL