SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Chuvas causam transtornos no município de São Francisco de Itabapoana

Praia de Santa Clara foi o bairro mais afetado com ruas inundadas e casas alagadas

POSTADO EM 20/11/2019 15:45:00 POR: VNOTÍCIA

 

As chuvas intensas que caem no Norte Fluminense nos últimos dias estão provocando transtornos no município de São Francisco de Itabaopoana. Ruas alagadas, água invadindo imóveis e muitos buracos.

 

A Praia de Santa Clara é a localidade mais afetada, com várias ruas alagadas e moradores ilhados, sendo que a água chegou a entrar em alguns casas.

 

Bairros de Santa Clara como o da Rua 82, a Caixa D’Água e as Ruas da Vala, do Antigo Hotel São Francisco e no entorno da Associação de Moradores estão com muitas águas represadas.

 

As inundações naquela praia passaram a ficar recorrentes no ano de 2008, ocasião em que várias valas foram abertas para escoar as águas represadas. 11 anos depois as valas seguem sendo objeto de questionamentos.

 

Sempre houve quem fosse contra e a favor às valas. Em 2018 algumas delas foram fechadas por conta do perigo de transmissão de doenças. O fechamento dessas valas pode ter contribuído para a dificuldade de escoamento das águas, mas há quem diga que essas chuvas intensas se assemelham às de 2008.

 

“Fiquei acordado até duas da madrugada e observei que essa chuva que caiu na madrugada de hoje em Santa Clara foi tão forte quanto a de 2008”, disse Jorge Lúcio Ferreira.

 

Equipes da Prefeitura se mobilizaram

 

Segundo informações chegadas ao VNOTÍCIA através das secretárias de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, e de Obras e Serviços Públicos, Edivânia Viana, equipes da Prefeitura de São Francisco de Itabapana juntamente com a prefeita Francimara foram deslocadas na manhã desta quarta-feira, 20, para a Praia de Santa Clara para mapear a situação e dar apoio aos moradores.

 

“Equipes das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos e Trabalho e Desenvolvimento Humano já estão percorrendo com a prefeita as áreas mais castigadas pelas chuvas no município. O trabalho já começou por Santa Clara”, informou Luciana.

 

Chuvas castigam ruas e estradas do município

 

São Francisco de Itabapoana é um município que tem na agricultura sua principal fonte de renda. As chuvas que trazem esperanças aos agricultores que delas dependem, também causou estragos nas ruas e estradas do município.

 

Com as chuvas, as rodovias estaduais que já estavam com vários buracos, ficaram em situação caótica. Há trechos como de Manguinhos a Barrinha, Lagoa Doce a Barra, e de São Francisco a Gargaú, na RJ-196, que as operações tapa-buraco deveriam ser substituídas por recapeamento asfáltico.

 

Nas vias urbanas, o trecho mais crítico é sem dúvidas na Ilha dos Mineiros, entre Sossego e Guaxindiba.

 

Prefeitura e DER-RJ retomam parceria

 

Segundo informou ao VNOTÍCIA a secretária Edivânia Viana, a parceria entre o Governo Municipal e o DER-RJ na operação tapa-buraco foi retomada, sendo que as equipes só estão aguardando passar as chuvas para iniciar o trabalho.

 

“Recebemos um determinação da prefeita Francimara que dê prioridade à comunidade da Ilha dos Mineiros. Assim que parar a chuva vamos levar a operação tapa-buraco para a Ilha”, disse.

 

Vejam mais fotos de áreas alagadas e Santa Clara:

 

 

 

 

 

 

 
 


 

Leia mais em GERAL