SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Verão de SFI terá monitoramento por câmeras

Essas e outras medidas de segurança foram temas da reunião do Conselho de Segurança

POSTADO EM 28/11/2019 10:47:00 POR: VNOTÍCIA
VNOTÍCIA
VNOTÍCIA

 

Em reunião promovida pelo Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública a prefeita do município sanfranciscano, Francimara Azeredo, falou do planejamento de ações visando o Verão 2020. O evento aconteceu no salão do Hotel e Restaurante Mineirão em Santa Clara na manhã desta quarta-feira, 27.

 

Entre as medidas apresentadas, estão a utilização de câmeras no monitoramento das principais praias — Barra do Itabapoana, Manguinhos, Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú, a publicação de decreto que estabelece regras mais rígidas para a realização de eventos festivos ou esportivos, abertos ou não, e a atuação de guarda-vida no litoral a partir de 23 de dezembro.

 

A prefeita informou que, a partir da Usina de Asfalto, cujo funcionamento depende de licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e do convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), as estradas que ligam as praias também serão beneficiadas com recapeamento e operações tapa-buracos.

 

Ela relatou ainda sobre o início do cadastramento de ambulantes (detalhes no final da matéria) pelo Departamento de Postura.

 

Também foi destacada a importância da cooperação entre executivo municipal e polícias Civil (PC) e Militar (PM). Uma novidade para o Verão 2020 é que a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi) vão fiscalizar a atuação de ambulantes no litoral.

 

Estavam presentes representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A população presente participou em diversos momentos tirando dúvidas e dando sugestões.

 

Cadastramento — Para se cadastrar, o ambulante deve se dirigir ao Departamento de Postura, na sede da prefeitura, a partir do dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h. É necessário apresentar a cópia dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de residência, duas fotos 3 x 4 e foto do objeto de trabalho.

 

Óleo — Durante a reunião, a prefeita anunciou que os cerca de 20 gramas de óleo encontrados na praia de Santa Clara no último final de semana são compatíveis com o óleo encontrado no litoral do Espírito Santo e do Nordeste brasileiro, conforme análise do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

 

“Estamos preparados para agir em caso de novos surgimentos de material. Alertamos para que, se alguém encontrar óleo pelo litoral, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) deve ser acionada imediatamente através do Canal Verde (9.8161-6713)”, pontuou.

 

Ascom SFI

 

Leia mais em GERAL