SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Reunião em Macuco definirá recursos para produtores rurais de SFI

Objetivo é a implantação de projetos ambientais. Encontro será nesta quinta,19, no Salão do Edmario

POSTADO EM 17/05/2016 07:58:00 POR: V NOTÍCIA

A EMATER-RIO, escritório de Praça João Pessoa, com apoio da Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Macuco de São Francisco (AMPAMAC), promove nesta quinta-feira, 19/05, a partir das 19 horas, no Salão do Edmario, reunião com os produtores rurais da Microbacia Hidrográfica Valão do Estreito que compreende as Localidade de Lagoa dos Paus, Morro Alegre, Flor de Maio, Santa Rita, São Francisco de Itabapoana e Estreito.

 

A reunião tem como objetivo a apresentação e adesão da comunidade ao Programa Rio Rural/ BIRD.

 

Segundo os organizadores do evento todas as produtoras e produtores rurais, da Microbacia VALÃO DO ESTREITO, que aderirem ao Programa Rio Rural, receberão recurso do Programa para implantarem projetos ambientais (Mata ciliares, Proteção de Nascente, Sistema Agroflorestal, dentre outros) e econômicos (kit galinha, Kit Apicultura, Formação de pastagem, dentre outros).

 

Por isso, é fundamental o comparecimento do produtor à reunião, levando o CPF para fazer o cadastro de adesão ao Programa Rio Rural.

 

O Programa Rio Rural tem como desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolve uma estratégia de ação com as comunidades que vivem no microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc.).

 

 

Gerenciado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC) e executado pela EMATER-RIO,  o Rio Rural possui financiamento do Banco Mundial e apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). As atividades do programa envolvem uma ampla rede de parceiros, que inclui entidades do poder público, ONGs, empresas e centenas de organizações rurais.

 

 

DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO

As comunidades das microbacias hidrográficas, que vivem principalmente da atividade agropecuária, são as principais beneficiárias do Rio Rural. Os agricultores recebem apoio técnico e financeiro para a adoção de boas práticas e são estimulados pelo programa a se tornarem protagonistas do processo de desenvolvimento, desde o planejamento das ações até o monitoramento e avaliação de resultados. O engajamento dos atores locais e o incentivo à organização comunitária são a base do trabalho, conciliando a inclusão socioeconômica com a conscientização ambiental, através do uso de tecnologias sustentáveis.

 

CONCEITO DE MICROBACIA HIDROGRÁFICA

Do ponto de vista físico, uma microbacia é uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem (córregos e águas subterrâneas) que deságua em um rio principal. Sob o aspecto estritamente geográfico, pode ser classificada como uma pequena bacia hidrográfica. No entanto, o conceito de microbacia tem como diferencial uma abordagem voltada para a inclusão social e o exercício da cidadania, a partir da gestão sustentável dos recursos naturais, principalmente da água.

 

Mais informações através da AMPAMAC e-mail: ampamac@hotmail.com ou na Emater-Rio, Escritório Local de Praça João Pessoa/São Francisco de Itabapoana. Tel. (22)2789-5252.  Email: eslocjp@yahoo.com.br

 

 

 

 

Leia mais em GERAL