SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Seminário sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em SFI

POSTADO EM 19/05/2016 09:26:00 POR: V NOTÍCIA

Com o tema "Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes” será realizado nesta quinta-feira, 19/05, às 13 horas, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula palestra com o assistente social, Renato Gonçalves dos Santos.

 

A programação inclui, ainda, apresentações culturais toda voltada para ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes ocorrido, ontem, 18, relativo a uma das ações da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana.

 

O que é violência sexual contra crianças e adolescentes? O que pode ser classificado como ato abusivo?

 

Não se deixe enganar: a violência sexual contra crianças e adolescentes é o envolvimento destes em atividades sexuais com um adulto, ou com qualquer pessoa um pouco mais velha ou maior, nas quais haja uma diferença de idade, de tamanho ou de poder, em que a criança é usada como objeto sexual para gratificação das necessidades ou dos desejos do adulto, sendo ela incapaz de dar um consentimento consciente por causa do desequilíbrio no poder ou de qualquer incapacidade mental ou física. Crianças e adolescentes não estão preparados física, cognitiva, emocional ou socialmente para enfrentar uma situação de violência sexual. A relação sexualmente abusiva é uma relação de poder entre o adulto que vitima e a criança que é vitimizada.

 

Não se deixe enganar: a violência sexual não ocorre apenas quando a criança “perde a virgindade, ” isto é, pelo estupro, mas por uma série de atividades que podem ser separadas em três grupos:

 

Discussões abertas sobre atos sexuais destinadas a despertar o interesse da criança ou chocá-la.

 

Telefonemas obscenos.

 

Convites explícitos ou implícitos para manter contatos sexualizados.

 

Exibicionismo – exposição intencional (e não natural) do corpo nu de um adulto ou de partes dele a uma criança.

 

Voyeurismo - espionagem da nudez total ou parcial de uma criança por um adulto.

 

Aliciamento pela internet ou pessoalmente.

 

Estímulo à nudez.

 

Fotografia e/ou filmagem de crianças para gratificação pessoal ou para exposição na internet

 

Fotos: Campanha produzida pela Peaga Comunicação com as fotos da @maluornelas.

 

 

 

Leia mais em GERAL