SOBRE     |     FALE CONOSCO

LAZER E CULTURA

Mestre de Capoeira desenvolve trabalho com alunos da APAE de SFI

Aulas acontecem duas vezes por semana

POSTADO EM 19/05/2016 09:55:00 POR: V NOTÍCIA

O Site VNOTÍCIA foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo mestre capoerista Cobrinha na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Francisco de Itabapoana. A visita foi na manhã de quarta-feira, 11/05.

 

A presidente de honra da entidade, Silvina Coutinho nos levou à quadra de esportes da entidade, onde o professor de Capoeira de Angola, mestre Cobrinha, dava suas aulas para as crianças especiais.

 

Sentado num banco, com seu violão, diante dos alinos sentados em círculo, ele tocava com o acompanhamento dos alunos, com instrumentos de percussão como atabaque, afoxé, pandeiro, reco-reco, agogô e caxixi.

 

Segundo mestre Cobrinha, pelo menos duas vezes por semana, as quartas e quintas, ele ministra suas aulas.

 

“Nós fazemos um trabalho voltado para elevar a autoestima dos alunos com música de capoeira de angola e regional, e tem dado resultado”, diz.

 

Segundo o mestre, as crianças acabam decorando as pequenas estrofes intercaladas por um refrão.

 

“As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir”, diz Cobrinha.

 

Atualmente, existem algumas associações que representam exclusivamente a capoeira Angola e buscam, principalmente, resgatar as antigas tradições dessa capoeira, já que não só ela, mas a capoeira no geral, evoluiu e hoje em dia apresenta diferenças próprias da renovação das tradições. Graças ao esforço de muitos Mestres e pessoas envolvidas com a capoeira.

 

Pelo que se pode perceber no vídeo, as crianças da APAE estão gostando e se divertindo com a iniciativa. Confira aqui.

 

Leia mais em LAZER E CULTURA