SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Ressaca do mar associada à maré alta faz rio transbordar em Barra do Itabapoana

POSTADO EM 09/04/2020 17:31:00 POR: VNOTÍCIA

 

A ressaca no Litoral do Sul e Sudeste do Brasil, associada à mare alta, provocou a invasão do mar sobre o Rio Itabapoana, que transbordou e invadiu algumas ruas da Praia de Barra do Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, na tarde desta quinta-feira, 09. A associação dos dois fenômenos assustou moradores ribeirinhos.

 

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) alerta que a passagem de uma frente fria, que começou na quarta-feira (08), pode seguir provocando agitação marítima resultando em ondas com até 4 metros de altura, em alto-mar, entre a costa do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O alerta vale até a sexta-feira (10) pela manhã.

 

O momento é de Lua Cheia, fase em que a amplitude das marés está entre as mais altas, ou seja, a maré baixa é sempre abaixo da média e a maré alta é mais alta do que a média. Segundo o site Tábua de Marés, por volta das 15h45, o pico da maré nesta quinta-feira chegou a 1,9 metros.

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil está monitorando o fenômeno. A água chegou a atingir os quintais de algumas casas do Bairro do Ingá, em Barra, mas no início da noite começará a recuar, já que a maré vai baixar. A equipe continuará o monitoramento, tendo em vista que durante a madrugada, por volta das 3 horas, a maré vai subir novamente.

 

 

Leia mais em GERAL