SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Paróquia de São Francisco comemora Corpus Christi nesta quinta, 26/05

POSTADO EM 25/05/2016 10:43:00 POR: VNOTÍCIA

Católicos da Paróquia São Francisco de Paula, na cidade de São Francisco de Itabapoana, a exemplo de centenas de cidades pelo Brasil, comemoram nesta quinta, 26/05/16, o Corpus Christi.

 

Segundo o padre Lucas Mendes, titular da Paróquia de São Francisco de Paula, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

 

Os tradicionais tapetes ornamentais serão confeccionados na Praça São Francisco de Paula, por onde passará a procissão após a celebração da Santa missa, às 18 horas. Além da paróquia de São Francisco, também a Paróquia de Barra do Itabapoana comemora o evento.

 

São esperados católicos de 28 comunidades pertencentes à paróquia. Utilizando sal grosso, serragem, corantes e muita criatividade, os fiéis confeccionam lindos tapetes, num trabalho de arte que já é tradicional na cidade.

 

O que significa Corpus Chisti

 

“A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia”, diz o pároco.

 

Segundo o padre Lucas Mendes, “é muito bonito perceber o lado artístico e do zelo dos católicos na confecção dos tapetes ornamentais”.

 

“Corpus Christi é o corpo de Cristo. Instituído pelo Papa Urbano IV que lembra uma grande caminhada do povo de Deus para a terra prometida onde Deus ofereceu o maná do céu para todos. Para relembrar aquele momento de transformação do pão em corpo de Cristo, no olhar da fé, é o sentido do ato devocional do Corpus Christi”, diz.

 

Segundo o pároco, prepara-se o caminho para o próprio Cristo passar, representando pelos tapetes ornamentais.

 

“Usamos uma vestimenta especial que compõe a mão para segurar o ostensório onde está o corpo de Cristo. Quero convidar os católicos e não católicos que venham prestigiar este ato de devoção e fé pelo amor ao Cristo.

 

Leia mais em GERAL