SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Carregamento com 70 quilos de semente de aroeira é apreendido em SFI

Destino da carga era o Espírito Santo

POSTADO EM 26/05/2016 11:14:00 POR: VNOTÍCIA

 

Uma fiscalização conjunta nesta quarta-feira, 25, entre agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (Semasfi) e policiais do Posto 15 do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual e da 3ª Companhia da Polícia Militar apreendeu 70 quilos de semente de aroeira, no Km 68 da RJ-224, altura da divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo.

 

Por volta das 16h30 os agentes abordaram uma Picape Strada com o carregamento da semente de aroeira com direção ao Espírito Santo.  O condutor do veículo M.M.P, 48 anos, não exibiu autorização dos órgãos ambientais para a extração do vegetal, o que configura crime ambiental, conforme o disposto no artigo 46, parágrafo único, da Lei de Crimes Ambientais.

 

O infrator foi autuado e responderá processo criminal contra a flora, além do pagamento de multa. A carga foi apreendida, e, após laudo técnico, poderá ser destinada a natureza, seja para servir de alimentos a pássaros diversos, seja para a produção de mudas para replantio.

 

Além dos agentes da Semasfi, participaram da ação o soldado Germano e os sargentos Licassali e Gomes (BPRv), além dos sargentos Porto e Márcio (3ª Cia).

 

 

Emprego na indústria de cosmético

Segundo informações dos pesquisadores Alisson Andrade Almeida e João Paulo Viana Leite, no artigo "A Hora e a vez da Aroeirinha", o óleo essencial extraído da semente da aroeira tem ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias, fungos e vírus, além de atividade repelente contra a mosca doméstica. Externamente, o óleo essencial é utilizado na forma de loções, géis e sabonetes, indicado para a limpeza de pele, coceira, acne, manchas, antissepsia de ferimentos, micoses e para o banho.

Recentemente, a forte ação antioxidante de extratos da aroeira tem chamado a atenção da indústria de cosmético, que a utiliza principalmente em formulações para a proteção da pele.  O óleo essencial, pela sua fragrância, também é altamente apreciado pela indústria de perfumes.
 

Leia mais em GERAL