SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Estação Ecológica de Guaxindiba alerta para risco de incêndio com queimadas em canaviais

POSTADO EM 10/07/2020 08:39:00 POR: VNOTÍCIA

A equipe da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba monitorou nesta quinta-feira, 09, várias queimadas em canaviais no entorno da unidade.

 

A chefe da Estação, Vânia Coelho, falou ao VNOTÍCIA que nenhuma dessas queimadas chegou a atingir a mata.

 

De acordo com Vânia, vários foram os relatos das queimadas. “Nós recebemos vários relatos nesta quinta e checamos todos. Visualizamos no horizonte os focos e a fumaça. Fomos a alguns locais e verificamos que estava tudo em ordem com a mata. Entramos em contato também com os moradores e apuramos que o fogo não ultrapassou os limites dos canaviais com a Estação”, disse.

 

Vânia explicou que o momento requer a conscientização dos produtores de cana, para que façam a queimada com a autorização do Inea e de forma controlada, queimando os canaviais nos horários adequados (à noite ou de madrugada).

 

A legislação ainda permite a queimada em canaviais para colheita. Mas os produtores devem implantar as mudanças, para gradativamente substituir a queimada pela colheita mecanizada. A partir do ano de 2024 as queimadas em canaviais não serão mais permitidas no Estado do Rio de Janeiro.

 

Leia mais em GERAL