SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Agentes da secretaria de Meio Ambiente resgatam ouriço-cacheiro em residência do Macuco

POSTADO EM 14/10/2020 16:39:00 POR: VNOTÍCIA

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema-DC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgataram um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis). O animal invadiu uma residência, na tarde desta quarta-feira (14), no bairro do Macuco. Ninguém se feriu.

 

“Recebemos uma solicitação, através da Rádio São Francisco FM, já que um morador do bairro relatou à Rádio que estava com um ouriço-cacheiro em seu quintal. Imediatamente, a equipe da Sema-DC esteve no local. O analista ambiental Douglas Ferreira realizou a captura e soltura do ouriço-cacheiro nas proximidades da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG)”, informou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

 

O morador que ligou para emissora, Herto da Silva, contou que se surpreendeu com o animal silvestre, que estava numa bananeira de seu quintal. A preocupação era de que o animal se aproximasse das crianças ou dos cães.

 

O ouriço cacheiro-cacheiro é conhecido pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo, exceto o focinho e ventre. O animal tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pelos modificados, cuja mobilidade é controlada pelos músculos.

 

Quando se sente ameaçado, o ouriço-cacheiro enrola-se sobre si próprio, ocultando as partes expostas do seu corpo, como o ventre, os membros e a cabeça, transformando-se numa “bola com picos”

 

Recomendações - A Sema-DC orienta os moradores do município para não se aproximar e nem tentar resgatar animais silvestres por contra própria. “Além de ligar para o Canal Verde (9.8161-6713), a fim de que a nossa equipe promova o resgate com toda a segurança. É importante ainda não alimentar, maltratar ou matar o animal, colaborando assim para a conservação da fauna silvestre”, finalizou a secretária.

 

Com informações da Ascom-SFI

 

Leia mais em GERAL