SOBRE     |     FALE CONOSCO

BRASIL E MUNDO

Ministro dos Transportes inaugura terminais do Porto do Açu em SJB

Duplicação da BR-356, criação da RJ-244 e polo de gás na pauta

POSTADO EM 08/06/2016 10:06:00 POR: VNOTÍCIA

O Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou terça-feira, 7, Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella que contou com a presenta do diretor da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fonseca, do prefeito José Amaro Martins Neco e dezenas de outras autoridades.

 

O terminal de petróleo, o T-Oil, é operado em parceria com a alemã Oiltanking. O de combustíveis, o Tecma, com a BP Marine, e multicargas, o T-Mult, será utilizado por um conjunto de clientes, em regime de arrendamento. O investimento é de mais de R$ 1,5 bilhão.

 

Segundo o presidente da Prumo, José Magela Bernardes, a inauguração dos terminais celebra o Brasil que dá certo.

 

" Hoje é um dia que celebramos o Brasil que dá certo. O Porto do Açu deu certo, porque é um projeto que tem fundamentos sólidos. Mesmo nesse cenário de incertezas, nós acreditamos no Brasil” , ressaltou.

 

A operação no terminal de petróleo terá início em agosto atendendo a Shell/BG. A expectativa é que a movimentação chegue a 320 mil barris/dia. O terminal de combustíveis será responsável pela movimentação de combustíveis marítimos. Atualmente, o terminal recebe óleo diesel importado.

 

Segundo Maurício Quintella, em breve estarão concluídos os estudos para a readequação da Estrada de Ferro 118. Segundo ele, os estudos estão sendo desenvolvidos pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com entrega prevista ainda para este ano:

 

“ Queremos e vamos ser facilitadores de novos e grandes investimentos que possam ajudar o Brasil a melhorar sua logística. Vamos discutir outras interligações com o setor produtivo da região para garantir, em breve, mais acessibilidade ao Porto e aos grandes centros produtores e consumidores do país”, afirmou.

 

Para o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, o investimento no Porto do Açu representa um futuro muito próspero para São João da Barra e toda região.

 

" O Porto do Açu representa o futuro para o nosso município. Milhares de empregos serão ofertados neste empreendimento. Sempre bato na tecla da qualificação e por isso é de suma importância que o sanjoanense estude e se qualifique cada vez mais para entrar no mercado de trabalho", disse.

 

Neco ainda cobrou aos parlamentares presentes a duplicação da BR-356, no trecho Campos - São João da Barra. Vale lembrar que a rodovia é o principal acesso ao Porto do Açu.

 

Durante o evento, o governo do Estado foi representado pelo deputado federal Júlio Lopes (PP).  Também estiveram presentes na inauguração a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), o deputado federal Paulo Feijó (PR), o deputado estadual Bruno Dauaire (PR), secretários de Estado e de municípios, além de vereadores e empresários.

 

Durante conversa entre as autoridades e executivos, como o presidente da Shell, André Araújo, o diretor-presidente da Prumo Logística, José Magela Bernardes informou os novos projetos para o superporto do Açu, considerado pelo ministro “o novo vetor de desenvolvimento do Norte Fluminense e do estado do Rio de Janeiro”. Entre os principais projetos, com anuência do governo federal, constam a implantação de um Polo de Gás Natural, com terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) e, também, duas ou três termelétricas de 3,2 mil Mw (Megawatts), atualmente orçadas em, pelo menos, R$ 3 bilhões. Já o ministro Maurício Quintella destacou que o governo federal vai desenvolver politicas públicas para atrair investidores do setor privado para grandes empreendimentos, como aumentar taxas de retorno.

 

- Pretendemos, no futuro, trazer para o Porto do Açu um novo polo de gás produzido nos campos do pré-sal, tanto da Bacia de Campos como da Bacia de Santos – finalizou o ministro Maurício Quintella.

 

 

Da redação com Ascom – SJB e Campos.

 

 

Leia mais em BRASIL E MUNDO