ESRJ Fale Conosco Anuncie Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

GERAL

Aulas canceladas em todas as escolas estaduais do Rio devido a fortes chuvas

Frente fria pode provocar tempestades severas e fortes ventos

12/02/2019 às 23h40 | By: VNOTÍCIA


A Secretaria de Estado de Educação, devido à antecipação da chegada da frente fria prevista pelo Sistema Alerta Rio, cancelou as aulas e o expediente nesta quarta-feira (13), durante todo dia, nas escolas da rede estadual de ensino. A medida faz parte das ações para reduzir os efeitos das chuvas previstas para esta quarta-feira. O município do Rio de Janeiro também decidiu cancelar as aulas das escolas da rede municipal.

 

O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, disse que, após tomar conhecimento do relatório da Defesa Civil, apontando a chegada de uma frente fria para esta quarta-feira, tomou a decisão de cancelar as aulas em toda a rede de educação nos três turnos. “Caberá à direção de cada escola estabelecer como fará a reposição das aulas perdidas”.

 

A chuva chegou na noite desta terça-feira ao município do Rio, concentrando-se na zona norte, nos bairros da Ilha do Governador e São Cristóvão, à Baixada Fluminense e à região serrana do Rio, mas sem grande intensidade.

 

Segundo o serviço de meteorologia, estão previstas pancadas de chuva forte a ocasionalmente muito forte, acompanhadas de rajadas de vento forte e raios, a qualquer hora do dia, a partir desta madrugada até o início da noite.

 

Conforme o Sistema Alerta Rio, o volume de chuva pode ser maior do que o registrado na semana passada, quando o temporal provocou sete mortos. Em alguns pontos, o volume de chuva pode ser superior a 150 milímetros.

 

Estágio de Atenção

 

O município do Rio continua em estágio de atenção desde sábado passado (9), quando saiu do estágio de crise, segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio. O estágio de atenção é o segundo de uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte.

 

Em Petrópolis, a prefeitura preparou esquema para enfrentar as chuvas previstas para o Rio de Janeiro. A Defesa Civil orientou a população a evitar deslocamentos em caso de forte chuva. Os moradores de áreas de risco, onde estão instaladas sirenes, devem deixar suas casas em caso de acionamento do alerta.

 

Teresópolis, também na região serrana, permanece em estágio de atenção. Em Maricá, na região metropolitana do Rio, o estágio é de vigilância.

 

Segundo o serviço de meteorologia, as regiões mais propensas às tempestades severas são Costa Verde, sul fluminense, capital, Baixada Fluminense, região metropolitana e serrana.

 

O Norte Fluminense está fora desses alertas de tempestades severas, mas as equipes da defesa civil dos municípios da Região estão em alerta e monitoram a chegada da frente fria, que deve trazer chuvas também para a Região. 


Previsão em São Francisco de Itabapoana


Segundo o Clima Tempo, há previsão de 20 mm de volume de chuva pra esta quarta-feira em São Francisco de Itabapoana e 35 mm para quinta-feira. Nesta quarta o sol ainda vai aparecer, mas na quinta a previsão é de tempo fechado e chuva.


Marinha divulga nota em que alerta para fortes ventos a ondas altas


MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

NOTA À IMPRENSA

Niterói, RJ.

 

Em 11 de fevereiro de 2019.

 

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a passagem de uma frente fria sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderá provocar ventos fortes de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h, com rajadas, nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre o dia 12 à noite e o dia 14 pela manhã. Esses ventos poderão gerar ondas de Sudeste a Sul de até 3,0 metros, nas proximidades do litoral dos mesmos estados, no mesmo período. Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), entre o dia 12 à noite e o dia 13 pela manhã, e entre as cidades de Cananéia (SP) e Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 13 pela manhã e o dia 14 pela manhã.

 

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

 

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço

Meteorológico Marinho no Facebook, no link: www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

 

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

 

Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente

  

Fonte: VNOTÍCIA com informações da Agência Brasil

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES