SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Paróquia São Francisco comemora Corpus Chisti na Praça da Matriz

POSTADO EM 20/06/2019 17:33:00 POR: VNOTÍCIA
VNOTÍCIA/Vinícius Berto
VNOTÍCIA/Vinícius Berto

 

Os católicos de São Francisco de Itabapoana, mantendo a tradição da Igreja Católica, acordaram cedo nesta quinta-feira (20) para confecção dos tapetes ornamentais na Praça São Francisco de Paula, para a festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.


O padre Lucas Mendes, pároco da Paróquia São Francisco de Paula, explicou já há alguns anos que a Paróquia optou pela confecção dos tapetes sobre a Praça para evitar transtornos ao trânsito da cidade.


“O importante é que a data é comemorada", diz. O local escolhido é onde está a Igreja do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula.


Segundo padre Lucas Mendes, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.


“A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia”, diz.


Durante esta festa são celebradas missas festivas a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento é acompanhado pelos fiéis.4

 

A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

 

Barra do Itabapoana


Na Igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, a missa começa às 19h30, seguida também da tradicional procissão de Corpus Christi. Após a procissão haverá uma benção solene do santíssimo sacramento.































Leia mais em GERAL