SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Igreja em Conselheiro Josino arrombada na madrugada desta sexta-feira, 19

Bispo declara: "está em risco nossa liberdade religiosa". Foi o quarto furto na Diocese de Campos.

POSTADO EM 19/07/2019 20:45:00 POR: VNOTÍCIA

Mais uma igreja foi alvo de vandalismo e furto na Região. Na madrugada desta sexta-feira (19/07), a Igreja Matriz de Cristo Ressuscitado e Nossa Senhora da Penha, no distrito de Conselheiro Josino, em Campos. Foi o quarto templo arrombado em menos de 15 dias na área da Diocese de Campos.

 

Os ladrões levaram coroas das imagens, reviraram armários, mas não conseguiram profanar o sacrário. O fato foi comunicado ao pároco Padre Emerson Ramos. A ocorrência foi registrada 146º Delegacia Legal de Guarus. O sacerdote vai celebrar a Santa Missa em desagravo ao ato de violação da igreja, às 10h.

 

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, manifestou preocupação aos ataques às igrejas e ressalta a preocupação com os arrombamentos e furtos que aconteceram. O bispo deseja uma análise séria e objetiva das autoridades.

 

“Um aspecto de que chama atenção é que roubaram quatro igrejas. Pode significar a ação de uma quadrilha que tenha como foco as igrejas, ou um ato de sabotagem e fanatismo. De qualquer modo exige a intervenção policial e o esforço de dar segurança as comunidades eclesiais. Pois está em risco a liberdade religiosa e o direito constitucional de proteção às liturgias. Manifestamos uma vez mais o nosso repúdio e nossa indignação esperando encaminhamentos em ordem a impedir esses atentados contra as igrejas e Templos de qualquer religião”, destacou Dom Roberto Francisco.

 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o bispo reafirma “é necessário nos unir queremos liberdade religiosa, que é um bem para todos”.

 

Furtos – Entre o dia 06 de julho até esta sexta-feira, 19, foram quatro Igrejas furtadas nas cidades de Campos, São Francisco do Itabapoana e Itaperuna. A Igreja Matriz São José do Avahy, em Itaperuna, teve, no dia 17/07, o sistema de segurança destruído e a porta do salão paroquial arrombada. Em Campos, o furto aconteceu no distrito de Tocos no dia 09/07, a Igreja Nossa Senhora da Penha, teve as portas arrombadas, paramentos foram encontrados no chão, os fiéis identificaram que foram levados uma pequena quantia da caixa de donativos, além de lâmpadas da capela mortuária. Já em São Francisco, o crime aconteceu no dia 06/07, a Capela de Santa Luzia, na localidade de Bom Jardim, foi furtada. Foram levados violão, lâmpadas e materiais litúrgicos, como o lavabo.

 

Com informações da Diocese de Campos

 

Leia mais em GERAL