SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Guarda Municipal e Sema resgatam ouriço-cacheiro em residência de Santa Clara

POSTADO EM 15/08/2019 18:16:00 POR: VNOTÍCIA

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), resgataram um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis). O animal invadiu o quintal de uma casa, em Santa Clara, chegando a ferir um bicho de estimação da moradora.

 

A ação aconteceu no último sábado (10), depois que a residente entrou em contato com a Sema, por intermédio da analista ambiental Juliana Alves, que acionou a GCM para efetuar o resgate.

 

“É comum o aparecimento desta espécie em residências próximas a áreas remanescentes de vegetação nativa. Após ser resgatado, o animal foi encaminhado à Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) para avaliação do biólogo responsável. Como não apresentava ferimentos e estava em condições de voltar ao habitat natural, promovemos a soltura nos arredores da zona de amortecimento”, explicou Juliana.

 

O cachorro da moradora teve ferimentos ao atacar o ouriço-cacheiro no quintal, sendo atingido por espinhos, um dos mecanismos de defesa do animal. “O cão recebeu os devidos cuidados veterinários e está se recuperando bem”, ressaltou a analista ambiental.

 

Recomendações – A Sema aconselha os moradores do município para não se aproximar e nem tentar fazer o resgate de animais silvestres por conta própria. A orientação é ligar para o Canal Verde (9.8161-6713), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos demais dias e horários acionar a GCM pelo telefone 153, ou ainda o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

Ascom SFI

 

Leia mais em GERAL