SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Departamento de Correição de SFI atua há 24 anos apreendendo animais soltos nas ruas

POSTADO EM 07/11/2019 17:25:00 POR: VNOTÍCIA

Desde os primeiros meses de emancipação de São Francisco de Itabapoana, o Departamento de Correição de Animais foi criado com o objetivo de apreender animais soltos pelas ruas de todo o município. São 24 anos de trabalho para manter a proposta de prevenir acidentes provocados por animais soltos nas vias. O setor é vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) e funciona 24h por dia.

 

Segundo o encarregado do Departamento, Rogélio Alves Bento, os agentes já chegaram a apreender, em apenas um dia, 15 animais. “Os agentes fazem apreensão a qualquer hora, seja durante o dia, à noite ou pela madrugada, para evitar acidentes com atropelamento envolvendo animais”, alertou o encarregado, que atua no setor há 20 anos.

 

Após apreendidos, os animais são levados para o Curral Municipal, localizado na Cobiça. Enquanto estão sob a guarda da Sema, recebem alimentação, medicamentos e ficam acautelados por até sete dias. Depois desse tempo, se o proprietário não recolhê-lo, o animal será leiloado. De acordo com levantamento do setor, Santa Clara e Gargaú são os locais onde são apreendidos o maior quantitativo de animais soltos pelas ruas.

 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, esclareceu que “muitos animais acabam escapando das propriedades ou não possuem um abrigo apropriado e os donos acabam deixando-os soltos. E isso é perigoso, pois pode ocorrer algum acidente com risco de morte. Por isso o Departamento de Correição é importante, pois, ao recolher os animais, previne esses tipos de acidentes pelas estradas dentro do município”.

 

Ela completou: “Para trabalhamos bem, precisamos que o munícipe denuncie. Pedimos às pessoas que, caso encontrem algum animal solto pela rua, entre em contato conosco. Nossa equipe está disponível para atendê-los em qualquer dia e horário da semana para tomar as devidas providências”.

 

Resgate – Para recolher o animal, o dono deve pegar uma guia no Departamento de Correição. Em seguida ele irá apresentar este documento ao setor de Arrecadação, na prefeitura e pegar a Guia de Recolhimento (GRED) no valor de R$ 91,10 que equivale uma Unidade Fiscal de São Francisco de Itabapoana (UFISFI), por cada animal. Com o documento pago, o proprietário deverá apresenta-lo ao setor e, posteriormente, receberá autorização para retirar seu animal.

 

Quem desejar denunciar, basta entrar em contato pelo telefone (22) 999975855 (24h por dia) ou se dirigir até a sede do Departamento de Correição de Animais, que fica localizada às margens da Rodovia Afonso Celso (RJ – 224), ao lado da Delegacia Civil da cidade.

 

Fonte: Ascom-SFI

 

Leia mais em GERAL