SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Reunião debate criação de plano de mobilização para atuar caso óleo chega às praias de SFI

POSTADO EM 12/11/2019 18:43:00 POR: VNOTÍCIA

 

Com a chegada da mancha de óleo na Região Sudeste, muitas autoridades se mobilizam para prevenir e evitar os impactos ambientais nas localidades. Em São Francisco de Itabapoana (SFI) foi realizada uma reunião nas instalações do Projeto Pescarte, no Centro da cidade, para debater sobre o assunto e criar um plano de mobilização em conjunto para auxiliar as comunidades.

 

Participaram do encontro a secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, o secretário municipal de Pesca, João da Ótica, o comandante da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão tenente Francisco Filho, representantes da Colônia de Pescadores Z1, vereador Alexandre Barrão, o professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Geraldo Timóteo e a comunidade pesqueira.

 

A coordenadora do Pescarte, a bióloga Kissila Rangel, abriu o encontro apresentando a situação atual e o acompanhamento das iniciativas do projeto no município. Logo em seguida foi apresentado um vídeo com orientações sobre os cuidados e o manuseio do óleo na praia, além da organização de uma frente de trabalho em equipe.

 

Durante a reunião, os pescadores, que estão em contato direto com o mar, receberam orientação para caso observem qualquer vestígio da presença da mancha de óleo na região, acionem imediatamente o órgão responsável. Também foi sugerida a elaboração de um cadastro de voluntários e parceiros que possam auxiliar na logística das ações. Além disso, houve recomendação para a realização de uma audiência pública com empresas petrolíferas.

 

O capitão Francisco apresentou a posição do órgão a que pertence. “A Marinha está coordenando um grupo de trabalho junto com outras instituições para mitigar os problemas. São mais de 70 fuzileiros navais para controlar a limpeza nas praias. A gente também vem acompanhando as informações e seguindo as orientações do nosso comando geral. Caso chegue a SFI, medidas serão tomadas”, relatou.

 

Luciana Soffiati pontuou as iniciativas já tomadas pela secretaria. “A prefeita nos deu encorajamento para tomarmos as providências que nos compete. Por isso, temos agentes que estão no Porto do Açu passando por treinamento para que possam também ser multiplicadores das ações que serão realizadas no município, caso a mancha chegue”, revelou.

 

Ao final foram divulgados os números dos telefones para contato dos respectivos órgãos, caso alguém encontre algum vestígio da mancha de óleo:

 

Salva Mar – 185

Marinha SJB – (22) 2741-4807

Canal Verde – (22) 9.8161-6713

Secretaria de Pesca – (22) 9.9887-9565

Colônia de Pescadores – (22) 2789-3786/6166 – (22) 2727-2432

 

Fonte: Ascom-SFI

 

 

Leia mais em GERAL