São Francisco de Itabapoana (SFI), após cumprir todas as etapas exigidas pelo Ministério do Turismo (MTur), passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro (MTB), sendo certificado como destino brasileiro que trabalha o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. Além disso, o município teve reconhecido o seu Conselho Municipal de Turismo (ComTur), implantado na gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos.
“Estou muito feliz com mais esta grande notícia para a nossa cidade! Após anos fora do reconhecimento do turístico nacional, passamos a ser o terceiro município da Costa Doce (região turística oficial do Estado) a fazer parte do MTB. Parabenizo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Junqueira, e a todos os envolvidos da pasta, que lutaram incansavelmente para obtermos esta merecida conquista”, ressaltou Francimara.
Junqueira lembrou da recente visita da prefeita e do próprio secretário a Brasília, junto com outros integrantes do Governo Francimara, quando estiveram reunidos com a ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes.
“Tivemos uma agenda altamente produtiva com tratativas acordadas para que o turismo de SFI pudesse estar entre os maiores do país, a exemplo de potências gigantes. Um setor forte e proporcionando um turismo de verdade, muito além de apenas entretenimento com shows e eventos locais, colocando o município num patamar de grande porte turístico. Nossa cidade tem mais de 60 km de litoral, lagoas, belas paisagens, falésias, antigas construções, delícias da vida rural, ar puro e tranquilidade, entre outros atrativos”, destacou Junqueira.
Os certificados incluindo SFI no MTB e reconhecendo o ComTur do município ocorreram através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), por intermédio do ministro do Estado do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e da secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio.
O MTB é um instrumento no âmbito do PRT que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo MTur em relação ao desenvolvimento das políticas públicas.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de SFI