Moradores de São Francisco de Itabapoana constataram uma imagem rara olhando para o céu no final da manhã desta quinta-feira, 09. É que do município foi possível ver um halo solar, um fenômeno óptico que se caracteriza por um círculo policromático ao redor do Sol. Ocorre quando a luz atravessa partículas de gelo suspensas na atmosfera. A imagem, que ficou visível por cerca de 20 minutos, remeteu a uma espécie de um arco-íris ao redor do sol.
Segundo Pâmella Raphaella Melo, professora de Física, ao site Brasil Escola, o fenômeno óptico ao redor do Sol é causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera. Ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de gelo, decompõe-se nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo.
No momento em que a luz passa de um meio para o outro, ocorrem os fenômenos de reflexão (a luz se reflete) e refração (a luz se refrata em um ângulo diferente do incidente). Assim, quando a luz branca do Sol atravessava um prisma, além de ela ser influenciada por esses fenômenos, também se decompõe em várias cores, semelhantes às do arco-íris.
Dessa mesma forma ocorre o fenômeno do halo solar, no qual os cristais finos de gelo suspensos em nuvens carregadas na atmosfera têm a função do prisma, desviando a luz e direcionando-a até nossos olhos. O halo solar ocorre na troposfera a, aproximadamente, 12 km de altitude; nessa altura, em razão das baixas temperaturas.