Faleceu na noite deste domingo, 20/04, no Hospital Municipal Manoel Carola, a fundadora do Instituto da Criança Pinokio Lucia Maria Brito de Campos, aos 79 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.
O sepultamento está previsto para a próxima quarta-feira, 23, no cemitério de Barra do Itabapoana. O corpo foi encaminhado para embalsamento na cidade de Campos, conforme pedido de seus parentes que moram na Holanda.
A previsão é que o corpo saia em cortejo da Funerária Viagem da Paz, no centro de São Francisco de Itabapoana, às 8 horas da manhã de quarta-feira, rumo ao Cemitério de Barra do Itabapoana.
Fundação do orfanato
Em 1995, Lucia e seu marido Rob Schulman imigraram para o Brasil onde construíram em Guriri, na Fazenda São Felipe, o Instituto da Criança Pinokio.
No período que funcionou o Pinokio atendeu mais de 1.000 crianças, algumas das quais passaram a infância inteira no instituto Pinokio. Em 2013, Rob Schulman faleceu e Lucia deu continuidade ao orfanato. Devido a diversas mudanças legais no Brasil, foi tomada a decisão de não aceitar novas crianças. Muitas dessas crianças Pinóquio ainda viveram na casa e muitas foram estudar, trabalhar, se casar constituindo suas próprias famílias.