O defeso do camarão começou no dia 28 de janeiro. A Secretaria de Pesca de São Francisco de Itabapoana reforçou o alerta aos pescadores do município para o período, que segue até o dia 30 de abril. As normas estabelecem restrições à pesca de cinco espécies de camarão: rosa (Penaeus paulensis, Penaeus brasiliensis e Penaeus subtilis), branco (Litopenaeus schmitti), santana (Pleoticus muelleri), sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) e barba-ruça (Xiphopenaeus kroyeri).
De acordo com o secretário municipal de Pesca, José Roberto Barreto (Flor), o período de reprodução é crucial para a manutenção das populações de camarões e a sustentabilidade da atividade pesqueira a longo prazo, permitindo que futuras gerações de pescadores continuem a depender dessa importante fonte de renda.
— Respeitar o defeso é um compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável — enfatiza o secretário.
Confira abaixo, as datas para outros períodos de defeso:
Camarão – 28 janeiro até 30 abril
Piracema – 1º novembro a 1º de março
Guaiamu – 1º de outubro a 30 março
Caranguejo – 1º de outubro a 1º de dezembro
Ascom