Um advogado de Rio das Ostras foi detido pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, 19, na localidade de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, por porte ilegal de arma de fogo, pois foi flagrado com uma pistola Taurus TH 380 carregada e municiada com três carregadores. O advogado e mais dois homens acompanhavam uma mulher, que cobrava de seu ex-companheiro o pagamento da uma pensão alimentícia.
A PM foi acionada através de uma denúncia chegada ao Grupo do Conselho Comunitário de Segurança Pública, cujo um dos integrantes, o SubTenente Jordany, rapidamente acionou o apoio da Polícia Militar. Até então a denúncia que o Grupo do Conselho havia recebido era de que quatro pessoas ameaçavam invadir uma residência em Travessão de Barra. A gravidade relatada na denúncia necessitava de uma ação rápida da PM.
Entretanto, ao chegarem ao local, os policiais militares tomaram conhecimento que o caso se tratava de um entrevero familiar. Ainda no momento da chegada da PM, a mulher que estava acompanhada do advogado alegou que foi agredida pelo proprietário da casa. O proprietário da casa negou e alegou que houve violação de seu domicílio e que uma câmera de segurança foi danificada.
No momento em que conduzia a ocorrência de um aparente conflito familiar, os policiais fizeram uma revista no veículo do advogado. Foi nesse momento que a pistola foi localizada. Além da arma, foram encontradas 55 munições dentro dos três carregadores. A arma em questão é registrada para posse em casa, ou seja, o advogado não tem o porte, por isso não poderia transitar com a arma. Ele foi levado para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, onde o caso foi registrado. Além dos policiais militares da 3ª Companhia, também atuaram em apoio à ocorrência uma guarnição do CPRv.