No último domingo, 13 de outubro, a cantora Iza e o jogador Yuri Lima, celebraram o nascimento da primeira filha, Nala. A notícia foi divulgada por meio de uma publicação nas redes sociais, onde o casal compartilhou uma foto da mão da bebê. A imagem veio acompanhada de uma legenda com um trecho da canção “Nos Sonhos dos Sinos”, que diz: “Que tu virias numa manhã de domingo, eu te anuncio nos sinos das catedrais…”.
Apesar do momento de alegria para a família, a recém-nascida foi alvo de comentários preconceituosos nas redes sociais. Logo após a divulgação da foto, internautas começaram a questionar a cor da pele da bebê, publicando mensagens de ódio e ofensas raciais.
Entre as falas, alguns usuários comentaram: “Não palmitem! A filha da Iza nasceu BRANCA!”.
Outro, ainda mais grave, seguiu na mesma linha. O usuário chegou a apagar a conta no Twitter/X, após a repercussão do comentário: “”A Iza palmitou, levou chifre do branco, dublou Rei Leão, batizou a filha de Nala e, mesmo sendo um símbolo feminista preto, vai passar o resto da vida amando a filha branca, de um claro básico.”
As críticas geraram discussões nas plataformas, onde algumas pessoas se revoltaram com os ataques. Um usuário expressou indignação: “Só tem doente. Olha que estão falando de um bebê inocente. Imagina se essa gente tivesse poderes, o que poderiam estar fazendo décadas atrás”.
Gerou debates
Com Nala sendo apenas um recém-nascido, a onda de ataques evidenciou a persistência do racismo nas redes sociais, mesmo em situações que deveriam ser de celebração. Iza e Yuri Lima, até o momento, não comentaram publicamente os ataques sofridos pela filha.