A atual gestão da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana resolveu escancarar a dívida herdada pela prefeita Yara Cinthia ao assumir o governo no início do ano. Escalado para tornar público o assunto, o Chefe de Gabinete de Yara, Jairo Batista, revelou o montante da dívida. “São R$ 132 milhões em dívidas, um rombo, o que levou o município a um caos econômico”, disse Jairo.
Segundo fontes do governo municipal, a questão financeira encontrada por Yara já a incomodava desde o início de sua gestão, quando teve dificuldades para pagar a folha de dezembro. Na ocasião o governo alegou que não encontrou recursos próprios em caixa para o honrar com o pagamento do funcionalismo público.
As revelações foram feitas por Jairo Batista ao Noix PodCast e caíram como uma bomba na política de São Francisco de Itabapoana. A fala antecedeu a um decreto que foi publicado pelo Executivo Municipal no início da noite desta quarta-feira, e vai instituir o contingenciamento de despesas públicas no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, com o objetivo de assegurar o equilíbrio fiscal e a adequação das despesas à real capacidade financeira do Município.
Ainda de acordo com o Chefe de Gabinete, os cortes de gastos serão necessários, porém, os serviços básicos serão mantidos por determinação da prefeita.
Jairo Batista não citou na entrevista a ex-prefeita Francimara Barbosa Lemos, mas a decisão de expor a dívida herdada por Yara da gestão anterior deverá refletir em um possível racha entre Yara e Francimara.
Tendo sido indicada candidata no último pleito por Francimara, Yara contou com o apoio de sua antecessora. Apesar de aliadas, a relação entre as duas não foi das melhores durante o período de transição e já mostrou momentos de muita tensão no início do governo de Yara.
Tensionada a níveis nunca visto antes, a corda entre Yara e Francimara pode romper de vez a qualquer momento. Após a fala de Jairo, Francimara prometeu em sua rede social que fará uma live em breve.